#diadelertododia mobiliza e incentiva a leitura durante 12 horas de atividades

Praça Nove de Julho teve “Varal Poético", com textos de autores prudentinos, bem como de renome como Carlos Drummond de Andrade a Pablo Neruda; hoje será computado o número de participantes das ações ocorridas ontem

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 21/09/2016
Horário 08:47
 

Pela primeira vez, o #diadelertododia, mobilização de incentivo à leitura, ocorreu, mundialmente, no dia de ontem em uma maratona agradável de 12 horas de atividades ininterruptas. Em Presidente Prudente, dentre várias ações, em uma das primeiras, 46 crianças do projeto da LBV (Legião da Boa Vontade) tomaram o "Palco Poético", no Teatro de Arena da Praça Nove de Julho, onde declamaram poesias, colhidas do "Varal Poético", com textos de autores prudentinos de autores de renome de Carlos Drummond de Andrade a Pablo Neruda, entre outros. De acordo com Murilo Tomiazi Misael, 34 anos, bibliotecário da Biblioteca Municipal Doutor Abelardo de Cerqueira César, hoje será computado o número de participantes.

Jornal O Imparcial Pelo calçadão, em um "Cortejo Poético" alunos de teatro serviram doces e poesias

No palco ficou um microfone aberto, das 9h às 16h, para que qualquer pessoa que quisesse lesse um texto autoral ou de outros escritores. No mesmo local e horário foram disponibilizados uma folha de papel e uma caneta para que os que passassem por ali pudessem expor seus pensamento e emoções e compartilhassem no varal.

Às 10h, seis alunos do curso de teatro, dirigido por Denilson Biguete, fizeram um "Cortejo Poético" pelo calçadão onde carregavam um tabuleiro com marcas páginas que traziam textos de diversos autores nacionais. O objetivo, segundo o diretor, é celebrar com as pessoas a poesia escrita e declamada, resignificando espaços e promovendo um ambiente de intensa emoção.

"A proposta é essa: abordar o público diretamente, olho no olho, desempenhando em alguns segundos o papel de disseminador da poesia. E, difundindo a leitura, interferir no cotidiano das pessoas trazendo-as para um momento de reflexão", destaca Denilson.

Os futuros atores Giovana Marques, 19 anos, Natasha Lima, 18, Juliana Júlio dos Santos, 26, Vinicius Costa, 20 e Thales Oliveira, 19, conseguiram transmitir alegria para as pessoas que abordaram. "Desejamos um bom e positivo dia a todas elas. Para o estudante uma boa aula. Ao trabalhador, um bom serviço, etc. Tentamos transmitir a elas, pela poesia, que se acordaram em um dia ruim, tudo pode melhorar, porque a vida é sempre bela!", ressaltou Vinicius.

 

Aprovado

Algumas pessoas sequer pararam para ouvir o que os jovens tinham a dizer, mas a maioria, educadamente, lhes dava atenção. A enfermeira Francisca de Oliveira Cássio, 66 anos, foi uma delas que com um sorriso no rosto. "Se todos tivessem consciência da importância da leitura para a mente, principalmente, depois dos 60, quando nosso raciocínio tende a ficar mais lento! Eu leio muito, a Bíblia, livros de autoajuda e muitos outros. Essa ação que vem ao encontro das pessoas é uma ótima ideia", elogia a enfermeira.

 

Outras ações

Outras várias atividades foram desenvolvidas em diversos lugares da cidade, como no Centro Cultural Matarazzo, onde a biblioteca promoveu o "Acesso Livro" doando livros que já fazem parte do acervo, para escolas, entidades, ONG’s, penitenciárias e comunidade em geral.

Teve ainda o "Letras Soltas", que dá como objetivo dar a oportunidade à comunidade de desenvolver hábitos de leitura, e desperte o desapego para que doem os livros que têm em casa e não os usa mais. O "Poesia em Rede" e "Poesias em Reservados", onde o produtor cultural, Celso Aguiar, realizou o post it. Ou seja, em um momento único, de descontração e alguns risos, ele fez uma intervenção onde lia em banheiros públicos, versos curtos. "A ideia é passar para as pessoas que é possível o contato com a poesia em qualquer lugar", enfatiza o produtor.

 
Publicidade

Veja também