Diante de queixas de populares, Câmara faz reunião sobre iluminação pública nesta sexta

Até o início de maio, vereadores encaminharam ao Executivo 41 indicações e 19 requerimentos de informações com cobranças referentes ao tema

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 19/05/2021
Horário 15:33
Foto: Arquivo
Segundo Legislativo, é crescente o número de reclamações de contribuintes insatisfeitos com o serviço
Segundo Legislativo, é crescente o número de reclamações de contribuintes insatisfeitos com o serviço

Foram 41 indicações e 19 requerimentos de providências de informações até o início de maio deste ano com cobranças sobre iluminação pública em Presidente Prudente. Assim, nessa sexta-feira, às 9h, os vereadores da Câmara Municipal realizam reunião pública para tratar sobre o tema.

Por conta da pandemia da Covid-19, somente convidados, autoridades e a imprensa poderão acompanhar a reunião presencialmente. Entretanto, sem prejuízo da participação da comunidade, o ato será transmitido ao vivo pelo canal da TV Câmara e o chat para envio de reclamações, sugestões e perguntas ficará aberto para a população nos 15 minutos que antecedem o encontro e até 30 minutos após seu início. O endereço do canal é  o www.youtube.com/tvcamaradepresidenteprudente.

De acordo com o Requerimento 01155/18, que trata da reunião pública e é de autoria do presidente do Legislativo, vereador Demerson Dias (PSB), “é crescente a reclamação dos contribuintes que estão insatisfeitos com os serviços públicos oferecidos pelo poder público”.

Com isso, foram convidados a participar o secretário municipal de Obras, Marcos Augusto Frois, e o representante da empresa contratada pelo município para o serviço de manutenção da iluminação pública, a ser convocado pela própria secretaria gestora do contrato.

Além disso, a secretaria da casa de leis encaminhou convite para a Polícia Militar e a Polícia Civil, por também se tratar de questão de segurança pública; ao Campp (Conselho das Associações de Moradores de Presidente Prudente); MPE (Ministério Público Estadual); chefia de gabinete do Executivo; e diretor de Iluminação Pública.

Cobranças

Entre as 41 indicações mencionadas por Demerson Dias no texto do requerimento, todos os vereadores prudentinos já cobraram o município sobre melhorias na iluminação pública de dezenas de bairros da cidade, como manutenção de braços de iluminação, poda para melhor amplitude, troca de lâmpadas queimadas e instalação de pontos de iluminação em áreas de lazer.

Já nos 19 requerimentos de providências e de informações, foram cobranças de manutenção e melhorias na iluminação pública de diversas ruas e áreas públicas da cidade.

Em que pese a quantidade de matérias tramitadas nas sessões ordinárias do Parlamento prudentino, as reclamações continuam. “Os vereadores têm recebido inúmeras reclamações sobre iluminação pública na cidade, por meio de diferentes canais, como pessoalmente, e-mail, redes sociais, contatos por aplicativos de mensagem instantânea, entre outros”, pontua Demerson Dias.

“Além das reclamações recebidas, é público e notório que o serviço prestado pela empresa terceirizada pelo município para a prestação de serviço de manutenção da iluminação pública deixa a desejar nos últimos anos, tendo se agravado nos primeiros meses de 2021”, aponta o chefe do Legislativo.

Prefeitura

Em nota, o Executivo informa que está à disposição da Câmara Municipal para prestar todos os esclarecimentos necessários acerca do serviço de iluminação pública da cidade. "Cabe salientar que, desde o início da atual administração, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos vem dialogando com a empresa responsável pelo serviço em busca de atender com agilidade e eficiência às demandas dos cidadãos, promovendo a manutenção dos mais de 30 mil pontos de iluminação pública existentes na cidade", completa. Reclamações sobre problemas com os postes podem ser encaminhadas diretamente ao telefone 156. 

Publicidade

Veja também