Direção e chuva precisam de segurança e responsabilidade

EDITORIAL -

Data 18/03/2022
Horário 04:15

“São as águas de março, fechando o verão”. A famosa canção de Elis Regina nos lembra, em um pequeno trecho, que as chuvas de março são comuns e abençoam a chegada do outono, que inicia no dia 20 deste mês às 12h33 e termina no dia 21 de junho às 6h14. É uma estação considerada de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco.
Muitas chuvas fortes têm sido registradas na região de Presidente Prudente nos últimos dias. Fortes temporais, até com granizos, com ventos de muitos quilômetros, são vistos pelas cidades do oeste paulista. O arco-íris, presença marcante no céu nos últimos dias, mostra essa variação da temperatura em menos de 24 horas.
E é preciso alguns cuidados com essas chuvas, principalmente, nas estradas. Dirigir debaixo de chuva é sempre um desafio. Conforme publicado, a visibilidade reduzida e a pista molhada exigem máxima atenção dos motoristas. Reduzir a velocidade, manter distância segura do veículo à frente, utilizar os faróis baixos e não descuidar da manutenção do veículo são algumas das dicas fundamentais para que a viagem transcorra sem incidentes. Pelo fato de as chuvas chegarem, nesta época do ano, como já citado, de maneira repentina, ter a manutenção do carro em dia é essencial para não ter surpresas indesejadas no meio do caminho. É importante conferir se o limpador do automóvel está funcionando certinho e se os pneus estão em dia.
Ainda de acordo com a publicação, em caso de aquaplanagem, a ordem é manter a calma, deixar o volante em linha reta e tirar o pé do acelerador. Jamais pise nos freios porque isso pode travar as rodas e até mesmo fazer o veículo capotar quando o contato com o solo for restabelecido. Muitas vezes o vidro dos veículos pode embaçar. Se tiver ar-condicionado, utilize-o para resolver o problema e se não tiver, ligue o sistema de ventilação do carro ou deixe a janela um pouco aberta.
Mas, uma dica é essencial: atenção e paciência. Muito cuidado em dias de muita chuva. Não tenha pressa e não se concentre em outra coisa a não ser dirigir. E faça isso com segurança e responsabilidade.  
 

Publicidade

Veja também