Diretamente da BA, Yayá Massemba traz samba de roda para show no Sesc 

Final de semana ainda tem espetáculo infantil “Cortejo Encantado”, que apresenta a força da cultura dos povos indígenas, tudo gratuito

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 12/08/2023
Horário 07:08
Foto: Mariana Sapienza
Grupo baiano, formado somente por mulheres, apresenta canções autorais, poesias, releituras e muita dança
Grupo baiano, formado somente por mulheres, apresenta canções autorais, poesias, releituras e muita dança

O samba de roda é o ritmo da vez neste fim de semana no Sesc Thermas de Presidente Prudente. O grupo baiano Yayá Massemba, formado somente por mulheres, faz show na tarde deste sábado e apresenta canções autorais, poesias, releituras e muita dança.

Yayá Massemba surgiu em 2018, na Chapada Diamantina (BA), formado por Ana Tomich, Priscilla Oliveira e Aline Silveira. Juntas, buscam dar visibilidade à produção criativa de mulheres como cantoras, instrumentistas e compositoras, bem como promover encontros entre diferentes gerações do samba.

Elas apresentam o show “De umbigo a umbigo”, que tem como destaque o samba de roda, seja nas composições autorais, que buscam homenagear e valorizar as mestras, ou nas releituras de suas maiores influências, como Leci Brandão, Dona Ivone Lara, entre outras mestras do samba.

"Yaya" significa mãe em Yorubá e "Massemba" é plural de semba, do Kimbundu umbigada. “A umbigada é alimento, onde tudo começa, é casa, é mãe, é legado. O legado é a essência deste projeto. Está na valorização de mulheres, no referenciamento à cultura afrobrasileira, na ancestralidade e na natureza”, explica o grupo.

De acordo com elas, a sonoridade do projeto é baseada nas expressões da origem do samba, sobretudo do samba do Recôncavo Baiano, manifestação afrobrasileira, que é evidenciada nos fraseados de viola interpretados pelo violão de 7 cordas e cavaco, no prato e faca (instrumento típico das sambadeiras da Bahia), no atabaque, nas palmas, no agogô, em elementos que compõem a capoeira e os ritos de candomblé.

Atrações de domingo

O espetáculo infantil deste domingo, às 15h, é “Cortejo Encantado”, da Refinaria Teatral. A obra apresenta a força da cultura dos povos indígenas que habitam o Estado de São Paulo. Personagens místicos, os seres "encantados", presentes em distintas manifestações ritualísticas de caráter cênico dos povos tradicionais, ganham vida nesta performance que acontecerá no Bosque da unidade.

Com canto na língua Guarani e torés tradicionais do povo Kariri-Xocó, o Cortejo narra cenicamente passagens terrenas dessas entidades exalando força e reflexão, semeando vida e esperança, despertando a essência de nossas origens como povo de Pyndorama.

O espetáculo faz parte da programação do Agosto Indígena, conjunto de atividades do Sesc São Paulo, que evidencia a diversidade cultural, a presença e a atualidade dos povos originários no país, em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, data criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) e celebrada em 9 de agosto.

SERVIÇO
O Sesc Thermas de Presidente Prudente fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas. Para mais informações, o telefone é (18) 3226-0400. A programação completa está disponível em sescsp.org.br/prudente.

Matheus José Maria

Espetáculo infantil deste domingo, às 15h, é “Cortejo Encantado”, da Refinaria Teatral

Publicidade

Veja também