Diretoria do Grêmio confirma China como consultor técnico

O presidente do clube, Breno Luis Erbella Casari, confirmou a contratação do ex-técnico e afirmou que, com essa postura, a diretoria deu a largada para o planejamento visando o próximo ano.

Esportes - Jean Ramalho

Data 22/08/2013
Horário 08:54
 

A portas fechadas, em reunião realizada na manhã de ontem, na sede da Secretaria de Esportes de Presidente Prudente (Semepp), a diretoria do Grêmio Prudente formalizou oficialmente a contratação de Rogério Ferreira Pinto, China. O acordo firmado será composto por duas etapas, onde, a principio, o ex-treinador irá atuar como uma espécie de consultor técnico, com o objetivo de analisar o mercado e atrair jogadores para o clube. Posteriormente, mais especificamente em janeiro do próximo ano, China já estaria verbalmente acertado para reassumir o comando da equipe, que irá disputar o Paulista da Segunda Divisão pela terceira vez.

Jornal O Imparcial China (à esq. de Casari) trabalhará ao lado da diretoria no planejamento da próxima temporada

Demitido na última segunda-feira, após a derrota por 3 a 2 ante a Internacional, de Bebedouro, dentro de casa, que resultou na eliminação do clube, China foi procurado por integrantes da cúpula gremista, na manhã de anteontem, como relatou anteriormente o próprio treinador. Segundo ele, após a visita o acordo ficou verbalmente acertado, restando apenas "alguns ajustes pontuais entre as partes", que teriam sido definidos na reunião de ontem, no entanto, as clausulas contratuais não foram reveladas.

O presidente do clube, Breno Luis Erbella Casari, confirmou a contratação do ex-técnico e afirmou que, com essa postura, a diretoria deu a largada para o planejamento visando o próximo ano. "Optamos por manter o China em virtude do conhecimento e da experiência que ele tem nessa divisão. É um treinador vitorioso que sem dúvida irá nos ajudar a montar um time com condições de conquistar o acesso à Série A-3 no ano que vem", relata.

Ainda conforme o mandatário do clube, China terá a chancela do clube para atuar como uma espécie de "olheiro", de consultor, com a proposta de convencer jogadores experientes para defender o Grêmio. De acordo com ele, esse período durará cerca de quatro meses, ou seja, até dezembro. Passado esse tempo, China será reconduzido ao cargo de técnico. "Estamos apalavrados que o China irá nos ajudar a montar um grupo competitivo. Ele vai estudar o atual mercado e convidar os atletas que tiver interesse. Feito isso a diretoria irá conversar com o jogador e, se possível, encaminhar a assinatura de um pré-contrato", confirma Casari.

 

Sem folga

Com um currículo invejável, que conta com um título da Segundona de 2012 e o acesso do Votuporanguense para Série A-3 deste ano; além de um vice-campeonato em 2008, que levou o próprio Araçatuba na Série A-3 de 2009; assim como a recente permanência na A-3 com o Grêmio Novorizontino, China pode ser considerado agora, a primeira contratação da diretoria gremista para a próxima temporada. Conforme o treinador, seu primeiro compromisso como consultor técnico do Grêmio será neste domingo, no duelo entre Fernandópolis e Água Santa, pela primeira rodada da terceira fase da Segundona.

"Vou esmiuçar o mercado atrás de atletas com condições de defender as cores do Grêmio Prudente. Um clube como esse, com a estrutura que possui, tem que atrair jogadores com o mínimo de qualidade técnica para atuar na Segundona. Agora não é fácil, o mercado está escasso, mas para o próximo ano preciso de pelo menos três ou quatro jogadores por posição", afirma China.

Conforme o novo consultor, sua prioridade será procurar jogadores com idade entre 22 e 23 anos, que já tenham disputado as séries A-2, A-3 ou B (Segunda Divisão), ao menos em duas ou três oportunidades na carreira. "Para jogar nessa divisão precisamos de jogadores experientes, que tenham a cara do campeonato. Apenas com atletas da base ninguém chega em lugar algum. Então, se tiver condição conseguiremos montar um time imbatível. Mas isso depende muito do clube. Existe muita coisa que precisa ser revista no Grêmio", finaliza China.

Publicidade

Veja também