Doação consciente

EDITORIAL -

Data 31/01/2024
Horário 04:15

Cada vez mais as pessoas têm se conscientizado sobre a importância e possibilidade da doação do Imposto de Renda para entidades. Como noticiado neste diário, a primeira etapa da campanha de destinação de parte do Imposto de Renda para projetos sociais, voltada às pessoas jurídicas, arrecadou, em Presidente Prudente, R$ 2.994.138,80, apontam dados apresentados pela Receita Federal. A iniciativa é fomentada pelo Gepai (Grupo de Empresários e Profissionais Amigos do Idoso) e Gepac (Grupo de Empresários e Profissionais Amigos da Criança). As pessoas físicas são o alvo da segunda etapa da campanha.
Promover a destinação do imposto de renda para entidades sociais não se resume apenas aos benefícios econômicos. Essa prática também contribui para a conscientização e engajamento cívico, fortalecendo a noção de que cada cidadão tem um papel ativo na construção de uma sociedade mais justa e equitativa. A participação na destinação do imposto de renda destaca a importância do compromisso coletivo e solidário em prol do bem comum.
Vale ressaltar que a indicação da destinação aos programas do Gepac e Gepai não acarreta nenhum ônus ao doador, uma vez que se refere à parte do valor do IR destinado à Receita Federal. O contribuinte deve demonstrar interesse ao seu contador, a fim de que a indicação seja feita no ato da declaração.
Representa uma oportunidade única de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Ao fazer essa escolha consciente, os contribuintes não apenas cumprem suas obrigações fiscais, mas também exercem seu papel ativo na promoção do bem-estar coletivo e no fortalecimento dos valores de responsabilidade social.

Publicidade

Veja também