Doação de sangue: gesto de empatia e amor ao próximo

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 28/02/2023
Horário 04:15

Doar sangue: ato de empatia, amor ao próximo e solidariedade. Um gesto que pode salvar vidas e não te custa nada. Faz bem para a alma e coração. É rápido, prático e realmente cura quem vai receber. A doação é um ato altruísta. Uma única doação pode ajudar a salvar até quatro vidas. Esse é um gesto de amor que pode gerar muitos sorrisos.
Não há pontos negativos. Pelo contrário. O sangue ainda é examinado e qualquer coisa alterada, o doador é avisado e orientado sobre como deve proceder. É muito interessante quando ações e iniciativas voltam neste ato. 
Um exemplo é o “Pedalando pela Vida”. O governo de Presidente Prudente, em parceria com um grupo de ciclistas, lança pelo terceiro ano consecutivo a campanha de doação de sangue, que terminará com um passeio ciclístico no dia 25 de junho. O objetivo da ação é sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue e aumentar os estoques disponíveis nos hemocentros de Prudente, que estão em baixa. Conforme a organização do evento, os prefeitos da região aderiram a esta campanha e estão disponibilizando ônibus para levar a população aos hemocentros para fazerem a doação. Os doadores receberão um kit com camiseta e brinde de ciclismo, mas para fazer a inscrição é necessário apresentar o certificado de doação de sangue. Lembrando que qualquer pessoa pode doar, sendo ciclista ou não.
Vale destacar que para doar precisa ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal). Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos. Pesar no mínimo 50 quilos. Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas. Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar duas horas.
O ato de doar contribui efetivamente com a transformação para o melhor da sociedade, das instituições e, principalmente, das pessoas. Se você pode ser um doador, faça a sua parte e colabore com a modificação de vidas!

Publicidade

Veja também