Doações de sangue: poucas pessoas contribuindo e muita gente precisando

EDITORIAL -

Data 03/05/2023
Horário 04:15

Como se não bastasse a proximidade do frio que, aos pouquinhos, já começa a dar as caras por aqui, outra situação tem preocupado os bancos de sangue de Presidente Prudente: o alto número de pessoas infectadas com dengue (na cidade já são mais de 13,2 mil casos e 18 óbitos) e, consequentemente, a baixa no número de doações.
O Hemocentro da Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente, por exemplo, conforme matéria divulgada na edição de ontem, está com seu estoque abaixo do necessário para suprir a grande demanda. Para abastecer as cidades da região e dar conta de ajudar quem precisa, a unidade precisa colher, em média, 1.500 bolsas por mês. Mas no local, que também atende por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), houve uma queda expressiva nas doações.
Da mesma forma, ocorre no HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo. Nos últimos três meses, a média de doadores/mês no Núcleo de Hemoterapia do local foi de 960 doadores, sendo o ideal para manter o serviço dessa unidade 1,3 mil doadores/mês. Ou seja, uma baixa de 240 doações. A situação preocupa, já que o hospital é referência para atendimentos de média e alta complexidade para 45 municípios que compõem o DRS-11 (Departamento Regional de Saúde).
Se os estoques continuarem baixos, dá para imaginar qual será o déficit nas próximas semanas, quando, junto com o frio em junho, chega também o período das férias no mês seguinte? Época em que a maioria das pessoas viaja, e o pior: quando cresce o número de acidentes nas estradas, e consequentemente, de quem precisa de sangue.
Para doar, é muito simples, rápido e totalmente seguro. Basta que a pessoa, munido do documento oficial com foto, além da boa vontade em colaborar, esteja em boas condições de saúde, tenha entre 16 (menores de 18 devem estar acompanhados dos pais) e 69 anos, esteja descansado, alimentado e não tenha ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação, e pese mais de 50 quilos. 
Quem trabalha e tem dificuldade em sair do serviço durante o expediente, os atendimentos são realizados também aos sábados. No Núcleo de Hemoterapia do HR, de segunda a sábado, inclusive em feriados, das 7h às 17h. E no Hemocentro da Santa Casa, das 7h às 16h na segunda, terça, quinta e sexta-feira; das 8h às 17h na quarta-feira; e aos sábados, das 7h às 11h.
O que infelizmente, ainda existe, são medos, crenças, mitos e desconhecimento, por parte da população, impedindo o aumento no número de doadores. São poucas pessoas contribuindo e muita gente precisando. Não importa qual o seu tipo sanguíneo. Todos são importantes e sempre existirá alguém precisando do seu. 
 

Publicidade

Veja também