Na noite de terça-feira, em Foz do Iguaçu (PR), a professora Rita de Cássia Bomfim Leitão Higa, do curso de Medicina da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), foi laureada com o título de membro honorária da Academia Nacional de Medicina Legal, em cerimônia realizada durante o 2º Congresso Latino-Americano de Medicina Legal, Perícia Médica e Ciências Forenses.
O congresso, promovido pela ABMLPM (Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícia Médica), reúne peritos, médicos legistas e profissionais forenses para debater os temas mais urgentes do campo, como violência sexual, perícias médicas em diferentes áreas, inteligência artificial, uso de aplicativos, e a atuação contemporânea dos médicos legistas.
A solenidade da Academia Nacional de Medicina Legal celebra profissionais de destaque na área.
A outorga do título de membro honorário da Academia Nacional de Medicina Legal a Rita Higa é uma distinção reservada a profissionais que se destacam pela excelência e contribuições significativas para a especialidade. Com esse título, sua trajetória de dedicação ao ensino, à pesquisa e à prática pericial é oficialmente reconhecida no cenário nacional.
Para a docente, o momento representa não apenas uma consolidação acadêmica, mas também uma responsabilidade renovada.
“É uma honra e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade. Faz-nos olhar para o passado com agradecimento e para o futuro com esperança. Uma conquista que foi possível especialmente por ter o privilégio de ensinar na Unoeste”, expõe.
Além disso, a docente relembra com gratidão o legado de José Hamilton do Amaral, figura central para o fortalecimento da medicina legal na região de Presidente Prudente. Segundo ela, o reconhecimento recebido reforça seu compromisso de preservar e expandir a relevância da Medicina Legal no Brasil e até internacionalmente.
“A partir de agora, cresce a responsabilidade de trabalhar ainda mais pela medicina legal”, afirma a professora.
Ela ainda atribui parte de sua motivação às suas raízes na universidade. “O ambiente acadêmico, os colegas, os alunos — todos foram fundamentais para que eu alcançasse esse patamar de reconhecimento nacional”, frisa.

Foto: Cedida - Rita Higa ao centro com membros da Academia Nacional de Medicina Legal
A 2ª edição do Congresso Latino-Americano de Medicina Legal, Perícia Médica e Ciências Forenses foi realizado de segunda a quarta, no Grand Carimã Resort & Convention, em Foz do Iguaçu (PR).
O tema central do evento “Desafios e soluções sociotecnológicas da vivência atual da especialidade” reflete a urgência em debater o uso ético da tecnologia, o papel social dos peritos e a integração entre ciência forense e Justiça.
A programação incluiu apresentações de trabalhos científicos, painéis sobre novas metodologias forenses e debates sobre os rumos da perícia médica no século 21.

Foto: Cedida - Professora recebe medalha de membro honorária de Chu En Lay Paes Lemes

Foto: Cedida - Ao lado de Reginaldo Inojosa, Rita expõe diploma de certificação de membro honorário