Dois prudentinos faturam 5º lugar na BR Ultramarathon 217 km 

Geane Francisco e Fabio Fujimoto estavam entre os 200 atletas participantes; prova contou com argentinos, colombianos, noruegueses, americanos, tchecos, italianos, uruguaios e chilenos 

Esportes - OSLAINE SILVA

Data 15/01/2024
Horário 19:01
Foto: Cedida
Geane e Fabio cruzaram a linha de chegada em 44h02
Geane e Fabio cruzaram a linha de chegada em 44h02

Os ultramaratonistas de Presidente Prudente, Geane Francisco Pereira e Fabio Fujimoto, voltaram da BR Ultramarathon 217 km, com a 5ª colocação geral na modalidade dupla/revezamento, de quinta-feira a domingo, saindo de Águas da Prata (SP) até Paraisópolis (MG). Eles concluíram a prova em 44h02. “A BR + solo [58 km] fiz em 16h17 e o Fabio Fujimoto foi meu apoio. A previsão inicial era concluir em 13h, mas a chuva e a lama atrapalharam um pouco. Mesmo assim, cheguei na 3ª colocação geral”, expõe Geane.

A prova contou com 200 atletas, além do Brasil, de diversos países, como Argentina, Colômbia, República Tcheca, Noruega, Estados Unidos, Itália, Uruguai e Chile.
Mesmo sendo a quinta vez participando, Geane - que é professora da rede municipal - destaca que é sempre um desafio essa prova. “Mesmo sendo minha quinta participação, podemos dizer seis porque fiz o Caminho da Fé, e faz parte, porque para receber o cálice precisa fazer a peregrinação. Dessa vez o percurso mudou, a altimetria aumentou, enfrentamos muito sol e chuva, mas considero positivo, pois conquistamos o 5° lugar na prova mais difícil do Brasil”, comemora a ultramaratonista, que é preparada por Eliseu Sena

“CADA VEZ É DIFERENTE. BELEZAS, DIFICULDADES E CONTEMPLAÇÕES! UM FINAL COM SURPRESA, MUITA CHUVA E LAMA. SEM APOIO PORQUE O RISCO DE ATOLAR O CARRO ERA GRANDE. MAS, NA CHEGADA O SENTIMENTO É DE DEVER CUMPRIDO. A RECOMPENSA PELOS DIAS DE TREINOS”
Fabio Fujimoto

Fabio diz que embora esteja todo dolorido e cansado, além de fazer parte, é um cansaço gratificante. “Cada vez é diferente. Belezas, dificuldades e contemplações! Um final com surpresa, muita chuva e lama. Sem apoio porque o risco de atolar o carro era grande. Mas, na chegada o sentimento é de dever cumprido. A recompensa pelos dias de treinos”, acentua o veterinário, que tem como treinadora Letícia de Mattos Oishi.

Os dois salientam que numa prova como a BR 135 Ultramarathon, o apoio é fundamental. “Eles são anjos e cuidam de tudo, desde a alimentação, hidratação até a motivação para seguir e não desistir diante do percurso difícil”, frisa Geane, mencionando os deles: Helter, Cristiane (esposa do Fábio Fujimoto) e Marina.

Programando

A ultramaratonista acentua que a cada prova o encantamento pelo percurso cada vez mais difícil e a beleza da paisagem a encantam um pouco mais. “Espero ser aprovada pelo comitê de seleção para participar no próximo ano novamente. Esta prova é para atletas convidados e aprovados por um comitê de seleção que avalia seu currículo de provas”, cita Geane.

Fabio menciona que está estudando a possibilidade de participar de outra ultramaratona realizada no Sul. “Ela sai de Farroupilha [RS] e vai até Canelas [RS]. Neste ano será em maio, mas penso em ir o ano que vem”, revela o corredor.

Foto: Cedida

Belezas no trajeto da Ultramaratona feito pelos prudentinos


Medalhas para os prudentinos, Geane e Fabio Fujimoto


Helter, Fabio Fujimoto, Geane, Cristiane e Marina


Geane na porteira do céu, pelo Caminho da Fé

Publicidade

Veja também