Doses de esperança

WILLIAM ASAPH YANRAPHEL

COLUNA - WILLIAM ASAPH YANRAPHEL

Data 23/01/2021
Horário 03:37

A campanha de vacinação contra o coronavírus começou oficialmente em Rancharia. A primeira pessoa a receber a dose da vacina Coronavac (Sinovac/Butantan) foi Janice Bezerra de Faria Joaquim, técnica em enfermagem, 38 anos, e que atua diretamente na linha de frente no combate à Covid-19. 

Emoção

 O momento aconteceu na Sala de Vacina do Centro de Saúde e contou com a presença do prefeito Marcos Slobodticov, Marquinhos do Povo (DEM), e da secretária de Saúde, Denise Godoy Peres. Emocionada, Janice ressaltou o desejo de que logo todos cidadãos possam ser imunizados. “É uma esperança para todos nós. Que em breve todos possam ser vacinados para assim voltarmos à nossa vida normal”.

Paraguaçu tambem vacinou

Em Paraguaçu Paulista, a primeira pessoa a receber a dose da vacina foi a enfermeira Cristiane Sayuri, que trabalha no SAE/CTA, setor que realiza os exames de Covid-19 no município. A primeira remessa da Coronavac chegou em Paraguaçu Paulista no início da tarde de quinta-feira. Inicialmente, a cidade recebeu 440 doses da vacina.

Retornar as aulas?

Prefeitos e vereadores da região discordam da decisão do governo federal de retornar às aulas, com previsão para o mês de fevereiro. Segundo informações obtidas pela Coluna, os prefeitos querem vacinar o maior número de pessoas para que as aulas sejam retomadas gradativamente e que os profissionais de educação estejam em primazia para receberem as vacinas. 

Projetos futuros

O prefeito de Rancharia, Marcos Slobodticov, se reuniu com o conselho do Hospital e Maternidade de Rancharia para tratar de possíveis melhorias na instituição e como a Prefeitura pode colaborar com isso.  Entre os assuntos discutidos, estavam a instalação do Centro de Hemodiálise, o Centro Covid-19 que está instalado no prédio que era destinado à implantação da UPA (Unidade de Pronto-Atendimento), e o plano de ação do hospital.

Cooperativa de catadores

Representantes da Univence (Cooperativa de Catadores de Reciclagem) de Rancharia estiveram na prefeitura nesta semana para discutir a renovação do contrato de prestação de serviço. Além disso, também foram tratados com o prefeito Marcos Slobodticov e o secretário de Planejamento, Mário Cesar Garcia, ações para a melhora da estrutura de trabalho dos funcionários da cooperativa.

Restrição as igrejas

Devido à pandemia de Covid-19 e pelo fato de Paraguaçu Paulista estar na fase vermelha do Plano São Paulo, as missas, cultos, cerimônias e atividades religiosas deverão ocorrer com a redução da sua capacidade ocupacional da área útil comum das suas dependências para 30%. A medida consta em decreto publicado no Diário Eletrônico da Prefeitura.

Arrastão contra dengue

Além da Covid-19, o número de casos de dengue na região é alarmante. Em Quatá, de 25 a 29 de janeiro haverá o “Joga Fora Desapega”, um arrastão contra a dengue nos bairros: Asa Branca, Jardim Alvorada, Pôr do Sol, Vale do Sol 1 e 2 e Morada do Sol, Nova Quatá e Jardim Primavera. 

Auxílio-transporte de estudantes

Prefeitura de Rancharia abre inscrições para o Programa Auxílio-Transporte do primeiro semestre de 2021, destinado aos estudantes do ensino superior, técnico, profissionalizante e preparatório que estudam em outras cidades da região. O valor do benefício será no máximo R$ 120 mensais e serão selecionados 500 estudantes.

Como participar

Os interessados devem imprimir e preencher completamente o formulário de inscrição no site da Prefeitura (www.portal.rancharia.sp.gov.br/estudantes/) e entregar os documentos de acordo com o edital, na Sala dos Conselhos, no prédio da Prefeitura, entre os dias 1º e 12 de fevereiro de 2021, das 9h às 17h.

Publicidade

Veja também