Dracena sedia curso e inaugura Delegacia Regional

CARATÊ Federação Paulista abre os braços por 16 regiões espalhadas por pontos estratégicos do Estado de São Paulo

Esportes - Da Redação

Data 21/02/2018
Horário 14:16

Na busca por estar cada vez mais próxima dos atletas, técnicos, dirigentes, trabalhadores e admiradores do caratê, a FPK (Federação Paulista da modalidade) colocou em prática o projeto de Delegacias Regionais, que abre os braços da entidade por 16 regiões espalhadas por pontos estratégicos do Estado de São Paulo. São 16 delegacias pelo interior, litoral e região metropolitana, além de uma na zona leste da própria capital paulista. Na região de Presidente Prudente, a cidade de Dracena sediou o Curso de Arbitragem, Reciclagem e Credenciamento de Árbitros e Técnicos 2018. As atividades foram promovidas no sábado, e divididas em duas partes: teórica e prática.

Cerca de 50 profissionais da arte marcial participaram da atualização. Entre eles, Paulo José Martins Villalva, de Álvares Machado, faixa preta e delegado titular da 15ª Delegacia Regional da FPK, que engloba Prudente e região, e o diretor regional da Organização Wadô-Ryu, Marcos Rogério da Cunha Garcia, assim como Jovelino Junior, de Álvares Machado, faixa preta e 1º Dan. “Os cursos visam qualificação de árbitros, bem como a formação de técnicos que vão atuar em competições. Essas atividades integram o processo de descentralização da FPK”, ressalta Paulo Villalva, delegado regional.

O professor Marcos Mineiro também aprovou a iniciativa. “Com o credenciamento para árbitros e o curso técnico, elevamos os níveis dos caratecas, árbitros e treinadores. Fazendo com que isso seja projetado para as academias de caratê e, consequentemente, haja melhora nas participações em campeonatos com alto nível e competitividade”, relata.

 

Remodelação

Além dos cursos, a FPK, que implantou no ano passado o projeto de remodelação das Delegacias Regionais, inaugurou de forma oficial a 15ª Delegacia de Prudente e região (antes a 5ª), gerenciada pelo professor Paulo Villalva, e Moacir Quissi, delegado adjunto. Também foi inaugurada a 16ª de Dracena e região, com Marcio Rogerio Perez como delegado titular, e Luís Carlos Barbosa na função de adjunto.

De acordo com Villalva, a inauguração é uma conquista regional. “Essas representações da FPK vêm a somar com todos os envolvidos e praticantes. Isso significa a relevância do caratê que é praticado e fomentado na nossa região”, comenta. As Delegacias Regionais são comandadas pelo sensei Pedro Hidekasu Oshiro, que já presidiu a FPK e esteve também em Dracena para inauguração.

Cada delegacia segue um regimento criado pela FPK e os delegados foram selecionados de acordo com informações do portal da entidade máxima da modalidade no Estado. “Cada uma das Delegacias Regionais será uma embaixadora da FPK em suas regiões, trabalhando para a expansão do caratê, facilitando os trâmites burocráticos, viabilizando apoio e estreitando os caminhos junto aos órgãos públicos e privados das suas determinadas regiões, em busca de apoio para o desenvolvimento técnico da nossa modalidade”, releva Oshiro sobre o papel de funcionamento das delegacias.

(Com informações da Assessoria de Imprensa)

Publicidade

Veja também