Dupla da Região fatura Medalha de Bronze nas Paralimpíadas

Icaro Diego, de Euclides e Rodrigo de Souza, de Tarabai integraram seleção paulista no torneio escolar

Esportes - JEFFERSON MARTINS

Data 26/11/2016
Horário 09:24
 

Chegar à seleção brasileira é o sonho de qualquer jogador. No futebol de sete, versão adaptada do esporte para atletas com deficiência, isso não é diferente. O jovem Rodrigo de Souza Silva, 17 anos, de Tarabai, nutre este desejo e desde 2013 trabalha para atingir este objetivo. Anteontem, ele ajudou a seleção paulista a conquistar a medalha de bronze nas Paralimpíadas Escolares. A competição que teve início dia 22 terminou ontem, e foi realizada na capital paulista.

Jornal O Imparcial Equipe saiu da capital paulista com o 3º lugar e a medalha

Rodrigo é o camisa 10 da equipe e estava em campo na vitória por 10 a 1, diante de Santa Catarina. "Fui incentivado a jogar pelos professores e gostei muito de ter subido no pódio", comemora. Além dele, Icaro Diego Toledo Pinho, 14 anos, natural de Euclides da Cunha Paulista, também integrou o elenco. A dupla teve todo o apoio do professor em Teodoro Sampaio, Everson Colais dos Santos, que foi o auxiliar-técnico da equipe que reúne alunos da rede pública.

Segundo o docente, a "convocação" dos meninos se deve à união de professores. "Levamos alguns alunos para a seletiva escolar em São Paulo e além deles terem sido escolhidos, fui convidado para compor a comissão técnica", afirma. "Foi uma experiência nova para eles e adoraram participar. Tivemos um desempenho excelente, igualou a melhor marca do Estado na competição", completa. A professora Suelen Santos valoriza também o trabalho do profissional.

 

Altruísmo

Suelen era a professora de Icaro no momento da seletiva, porém, garante que os méritos foram de Everson, que viu potencial nos meninos. "A única coisa que fizemos foi não deixar morrer, aquilo que ele cultivou e dar continuidade ao trabalho. Ele é um profissional fantástico, tem um olhar atencioso para crianças com deficiência", fala. O futebol de sete é adaptado para atletas com paralisia cerebral e outros distúrbios neurológicos, além de deficiência física.

O evento reuniu mais de 900 competidores de 24 Estados brasileiros e o Distrito Federal (apenas Roraima e Piauí não têm participantes nesta edição). O Estado de São Paulo teve 136 participantes, sendo 93 atletas e 43 integrantes da equipe técnica. As Paralimpíadas Escolares já revelaram grandes nomes do esporte paralímpico do Brasil, como Lorena Spoladore, saltadora campeã mundial em Lyon-2013.

 
Publicidade

Veja também