Dupla do Sesi/PAF/O Imparcial foca treino para etapa nacional

“É uma grande competição e a gente tem se condicionado, para se caso perder não sentir muito, mas eu estou treinando e vou buscar um bom resultado, quem sabe ficar entre os três melhores", avalia o jovem.

Esportes - Jefferson Martins

Data 18/03/2015
Horário 08:19
 

Peteca para o alto, olhos atentos para ver o seu destino, um jogo dinâmico e intenso. Esse é o badminton. Em Presidente Prudente, dois alunos da equipe do Sesi/PAF/O Imparcial terão a sensação de disputar, pela primeira vez, a etapa nacional da modalidade, entre 26 e 29 de março, em Campinas. Rogério Xavier Júnior, 14, compete no parabadminton, e conquistou a vaga na 1ª etapa do Estadual de Badminton – Aberto Jovens e Paradminton –, realizado em 28 de fevereiro e 1º de março. Também jogador do projeto, Enzo Anzai, 15, estará no evento brasileiro, depois de garantir a vaga na etapa regional, em 7 de fevereiro.

Segundo a técnica da equipe, Mayara Silva Bacarin, ambos treinam muito forte em busca do objetivo. "Eles se preparam três vezes por semana e estão muito focados para esse nacional", fala a professora. Bacarin conta que ambos têm o desempenho muito interessante e condições de alcançar, inclusive, o pódio. "A gente notou que os dois têm um potencial enorme. O nosso medo é apenas a parte psicológica, pois no dia a dia, eles estão entre amigos", revela.

Jornal O Imparcial "A chance de ele conseguir algo nessa modalidade é muito grande", pontua Bacarin,

Enzo Anzai, que vai participar na categoria sub-15, diz que tem se preparado para não sofrer com isso. "É uma grande competição e a gente tem se condicionado, para se caso perder não sentir muito, mas eu estou treinando e vou buscar um bom resultado, quem sabe ficar entre os três melhores", avalia o jovem.

Assim como Rogério, que faz parte da classe SL4 (pessoas deficientes que andam, mas tem diferença nas pernas), que tem uma estratégia definida para buscar o resultado. "Penso nos meus adversários do estadual, os dois que eu ganhei vão estar lá e se eu já consegui uma vez, posso vencer novamente", garante.

 

Grande incentivadora


Ele revela que a professora é uma das suas grandes incentivadoras. "Ela me ajuda muito, é uma grande parceira dentro da quadra", afirma o jovem sobre a técnica, que descobriu a dificuldade que ele sofria. "Comecei a perceber a dificuldade que ele tinha por conta da perna e conversando com um profissional que trabalho com o parabadminton, ele me disse que se encaixava, aí a gente conversou e ele aceitou", disse Bacarin que Rogério sempre treinou com todos os companheiros da equipe.

"Cada categoria é uma forma, mas como a limitação dele é a menor, não tem diferenciação, todo mundo joga contra ele e tem essa interação, por isso, o Rogério treina com todos e, inclusive, ganha dos outros jogadores", brinca que tem muito incentivo para o para-atleta quando isso ocorre. "A chance de ele conseguir algo nessa modalidade é muito grande", pontua Bacarin, que em paralelo as atividades no Sesi, com 220 crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, também é responsável pela modalidade na 7ª região da Febasp (Federação de Badminton do Estado de São Paulo).

 

Parceria estendida


O jornal O Imparcial é a empresa-madrinha do projeto desde agosto de 2013 e, anteontem, renovou o vínculo. Para o diretor administrativo do diário, Deodato da Silva, é uma grande felicidade fazer parte desse projeto. "Estamos muito empolgados com esse trabalho, que está sendo desenvolvido, e também com a participação dos jovens, que demonstram um enorme talento", afirma.

A coordenadora de Esportes do Sesi, Vanessa Patrícia Finco Corrêa, ressalta que essa é uma parceria muito interessante no processo de divulgação da modalidade. "O badminton hoje é conhecido na região e tem forte fidelização dos alunos. Hoje, atendemos cerca de 300 crianças, e com resultados bem significativos", avalia. "A nossa expectativa é trabalhar com a base de aprendizado e fortalecer a equipe de treinamento", pontua Corrêa, que a equipe ainda oferece a prática da modalidade para os adultos, de terça e quinta-feira, a partir das 20h.

 

 

SAIBA MAIS

PARTICULARIDADES

A quadra tem cerca de 1 metro, de largura e 1,5 m de fundo, a altura da rede tem cerca de 1,5 m. O jogo pode ser dividido em dupla, ou individual, com três games de 21 pontos sem vantagem. No Sesi/PAF, existem o multiesportes (entre 6 e 8 anos), pré-desportiva (de 9 a 10 anos) e esporte 1 (12 anos), 2 (13 e 14 anos) e 3 (15 a 17 anos).

 

 

SERVIÇO

COMO SE INSCREVER

Qualquer criança pode se inscrever e fazer parte do PAF (Programa Atleta do Futuro), basta o responsável ir até as unidades do Sesi no Parque Furquim, na Avenida Ibrain Nobre, 585, e na Rua Alfa Boscoli, s/nº, Jardim Vila Real. É necessário um documento com foto, uma foto 3x4, além de um comprovante de estar apto a praticar atividade física. As aulas são de segunda a sexta-feira, manhã e tarde.

 

 
Publicidade

Veja também