Durante trote ecológico, universitários plantam 60 mudas em área de preservação

Espécies foram cultivadas em espaço ambiental localizado no campus 2 da Unoeste, que contabiliza 10 mil árvores plantadas

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 04/02/2017
Horário 08:51


 

Com o objetivo de promover atividades solidárias e combater práticas violentas e humilhantes, instituições educacionais de Presidente Prudente promovem anualmente campanhas que visam fomentar a cidadania entre calouros e veteranos. Na Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), ontem foi a vez da turma de Agronomia "plantar o bem". Plantar literalmente. Somados a alunos da casa há mais tempo e egressos do curso, ingressantes no primeiro termo reuniram-se na APP (área de preservação permanente) do campus 2 da universidade, a fim de dar continuidade ao plantio semestral de mudas de árvores.

Jornal O Imparcial Plantio foi realizado na manhã de ontem, em área de preservação permanente, em PP

De acordo com o instrutor do "trote", professor Pedro Veridiano Baldotto, foram acrescentadas ao espaço cerca de 60 mudas de diferentes espécies, tais como peroba, angico, cedro, aroeira, pau-de-tamanco, mangueira, goiabeira e araçá. O projeto já é realizado há sete anos e contabiliza, em média, 10 mil árvores plantadas. O docente explica que o propósito da ação é desenvolver o olhar ecológico dos estudantes e incentivá-los a pensar na natureza desde o pontapé inicial na vida acadêmica. "Aproveitamos a causa para revitalizar a área e preservar as nascentes do açude que aqui se encontra", expõe.

Pedro sente muito orgulho de tocar o projeto, tendo em vista que, desde 1995, faz o plantio regular de árvores. "Já ouvi falar de uma cidade onde a administração pública ordena que plantem uma árvore a cada pessoa que nasce. Eu faço o contrário, planto uma árvore sempre que alguém morre como forma de homenagem", relata.

O estudante do quinto termo, Heitor Gonçalves, já é veterano do curso, mas segue contribuindo com a ação. "Acho muito importante, pois é uma maneira de ensinar para a moçada que a Agronomia não é apenas festa", avalia. Egresso do curso, Vinícius de Azevedo Castro se envolveu com a causa somente agora, mas compreende a sua relevância. "É bom para o meio ambiente e no incentivo aos alunos", pontua.

 

Programação

Conforme a Assessoria de Imprensa da Unoeste, além do trote ecológico, a universidade conta com outras ações programadas. Ontem, calouros da Medicina Veterinária iniciaram uma ação solidária de doação de ração, sendo que toda a quantia arrecadada será destinada, na primeira semana de março, a entidades filantrópicas e pessoas que cuidam de animais abandonados. Ao longo das primeiras semanas de aula, os ingressantes de Medicina arrecadarão medicamentos e alimentos que compõem a cesta básica. No fim da ação, os remédios serão entregues para a Farmácia Comunitária, ao passo que os alimentos também vão para entidades. "Aos ingressantes de todos os cursos, a instituição realiza a tradicional Gincana Esportiva, Cultural e Filantrópica, prevista para ocorrer em 16 de março", destaca.

A Assessoria de Imprensa da Fapepe/Uniesp (Faculdade de Presidente Prudente), por sua vez, expressa que "felizmente, a instituição não possui histórico de outros tipos de trotes além do solidário". "A unidade sempre realizou ações voltadas à doação de alimentos, produtos de higiene e limpeza para instituições de caridade e ações de doação de sangue", aponta. Para o início desta semana, a Fapepe prossegue o trabalho com as doações de alimentos durante a programação de recepção aos calouros, na próxima semana.

A Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Presidente Prudente, por sua vez, convida seus alunos a contribuir com um quilo de alimento não perecível. Os donativos serão entregues para a entidade SOS Criança.

Já na Toledo Prudente Centro Universitário, os alunos participam de eventos junto com pais e familiares, anualmente, com "uma apresentação institucional e de cursos e, posteriormente, um momento de descontração e relacionamento entre a instituição e os ingressantes". "Na Toledo Prudente, não é permitido qualquer tipo de ação de trote ou que desrespeitem alunos nas nossas dependências. Nos primeiros dias de aulas, nossos colaboradores estão aptos a promover a recepção dos alunos, orientando-os, bem como fazendo a limpeza daqueles que tiverem a necessidade, por meio de escritos na pele e nas vestimentas", informa, por meio da Assessoria de Imprensa.

 
Publicidade

Veja também