Edição de imagem com inteligência artificial

Luis Isique

COLUNA - Luis Isique

Data 21/11/2020
Horário 06:45

A inteligência artificial não é tendência, é realidade. Imagine o cenário, você tem uma foto que precisa tratar, tirar o fundo colorido ou qualquer objeto ou cenário que está atrás da foto da pessoa que você precisa recortar. Há uma ferramenta chamada pincel mágico do Photoshop que faz isso, mas não é 100% a sua eficiência, porém ajuda muito.
Eu fiz um teste no pixlr.com e o resultado é maravilhoso. Primeiramente você nem precisa instalar nada, pois é tudo online, entra no site e pronto. Depois de carregar a foto que você precisa tratar, você apenas escolhe a opção cortar (ícone de uma tesoura), em seguida a primeira opção que aparece chamada AI Cutout (Inteligência Artificial Cortar Fora). Demora alguns segundos para ficar pronto e você irá gostar do resultado, pois se não ficar perfeito, fica pouca rebarba para você retocar.
O sistema faz a leitura da imagem, detecta pixel a pixel (menor unidade da imagem), classifica o que é foto de uma pessoa e o que é parte de trás da imagem e, em segundos, retira todo o fundo e você ganha uma imagem apenas com o que você precisa.
Isso não irá substituir o profissional que faz esse tipo de serviço, mas irá diminuir muito o trabalho de quem faz e também permitirá que qualquer pessoa consiga fazer uma imagem somente com o rosto ou corpo apenas do que você precisa. 
Isso é apenas um pequeno exemplo do que a inteligência artificial é capaz de fazer totalmente de graça, rápido e para todos utilizarem.
Há diversas aplicações com inteligência artificial já disponíveis no mercado para quem quiser automatizar sua casa, mandar tocar música, apagar e acender luzes, dentro diversos exemplos com a Alexia da Amazon, que vale aqui um artigo só sobre essa nova ferramenta que ajuda muito algumas tarefas repetitivas em casa ou no escritório.
Sempre utilizo exemplos de tecnologias prontas, rápidas, grátis ou até mesmo com valor acessível para compartilhar dicas de como você pode transformar seu conhecimento com essas ferramentas tecnológicas em um negócio. Não importa sua profissão, idade e nível escolar, todas as ferramentas permitem democratizar o acesso a elas. Assim, o serviço que você pode fazer usando essas ferramentas permite você implantar, testar e agregar valor no seu trabalho.
Estudar novidades tecnológicas é fascinante, pelo menos para mim. Todos os dias são disponibilizadas diversas ferramentas que prometem ajudar você em alguma tarefa do seu dia. Confesso que faço teste pelo menos em uma por semana. Então aproveite as outras dicas que disponibilizo nas minhas redes sociais diariamente.
 

Publicidade

Veja também