Educação e cultura

OPINIÃO - Saulo Marcos de Almeida

Data 01/02/2022
Horário 04:30

A cultura é todo o resultado da atividade humana, do esforço criador e recriador do homem, de seu trabalho por transformar e estabelecer relações de diálogo com os outros homens. 
Paulo Freire

As atividades culturais até pouco tempo eram consideradas banais, supérfluas e de menos importância, na verdade, injustamente taxadas com imagens negativas por uma questão de conveniência política, social e cultural.
Com o passar dos anos e, em razão da democratização da educação garantida na Lei de Diretrizes e Bases e no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), percebe-se que a cultura não está associada somente às elites da sociedade notando-se a urgência de projetos/propostas que, pela possibilidade de acesso aos bens culturais, modifique socialmente a vida de milhares de crianças e adolescentes.
Mais especificamente em relação ao processo educativo, não há dúvida a respeito dos avanços e benefícios oriundos da prática de atividades culturais. Nesse sentido, utilizá-las como ferramenta de ensino não só é possível, como também é absolutamente aconselhável, tendo em vista o déficit destas modalidades nas camadas menos favorecidas da sociedade, exatamente, aquelas que demandam contingente para o ensino público.
A cultura dentro de um processo de ensino e aprendizagem qualificado, além de contribuir para o desenvolvimento das potencialidades individuais e coletivas, constitui-se num diferenciado instrumento de combate à exclusão e de construção da cidadania. 
Nesse contexto e tomando como referenciais os PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais) e a atual BNCC (Base Nacional Comum Curricular) - que permitiram a adoção das propostas extracurriculares de trabalho pedagógico, surgiu a necessidade de educar culturalmente.
O objetivo maior de qualquer modelo educacional é proporcionar ao aluno a possibilidade de uma educação completa/integral. Entretanto, isso nem sempre é conseguido, ainda que em muitos casos já se tenha êxito e sucesso.
Não se trata de usar todos os esforços, mas sim de otimizar as soluções mais indicadas para se obter os resultados. A cultura é um fator de mobilização do indivíduo. Ações que incrementem a promoção de atividades culturais, direcionadas aos alunos da rede pública e privada, devem objetivar a construção de valores individuais, a autoestima e, principalmente, a criação de um vínculo positivo entre a instituição escolar e o aluno. Por meio das atividades culturais, o aluno deve desenvolver com a escola uma relação saudável e produtiva, que o faça querer frequentá-la e aproveitá-la ao máximo. Esses efeitos, quando obtidos e concentrados no processo educativo, geram resultados surpreendentes em relação aos problemas educacionais mais comuns como alfabetização, evasão escolar, violência, desinteresse e demais dificuldades de aprendizagem.
Nesse sentido, ao se criar um ambiente escolar em que o aluno anseie por seu convívio, construir-se-á uma grande possibilidade de produzir resultados no processo educativo hoje sequer imaginados. Mãos à obra, o ano letivo começou! Imunize seu filho e filha. Vacina salva!
 

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