Educação para humanizar o mundo e a história

Diocese Informa

COLUNA - Diocese Informa

Data 18/10/2020
Horário 05:33

No último dia 15 de outubro, papa Francisco participou, por meio de uma mensagem em vídeo, de um encontro promovido pela Congregação para a Educação Católica, sobre o Pacto Educativo Global. Essa iniciativa vincula-se à percepção do papa quanto à fratura da corresponsabilidade na tarefa de educar as novas gerações. Observou o papa, em diferentes ocasiões, que assistimos à quebra do pacto educativo, isto é, família, escola e sociedade têm interagido muito pouco nos processos da educação. A construção de uma nova cultura depende da interação articulada entre família, escola e sociedade.
Pelo mundo afora existem muitas iniciativas interessantes no campo da educação que precisam ser mais divulgadas e conhecidas. Há sempre caminhos possíveis para maior integração da família com a escola e a universidade. As instituições de ensino, por sua vez, têm grande potencial para mobilizar a comunidade educativa não apenas nos processos de ensino-aprendizagem, mas também na abertura de novas perspectivas para as relações interpessoais e incidência nos diferentes âmbitos da vida social. Diferentes expressões da sociedade são desafiadas a interagir com escolas e universidades e com as famílias para ajuntar forças em favor da humanização do mundo e da história.
Nesse sentido, papa Francisco, em sua mensagem em vídeo, nos convida a nos comprometermos pessoal e conjuntamente com os seguintes objetivos: “1º) colocar no centro de cada processo educativo – formal e informal – a pessoa, o seu valor, a sua dignidade para fazer emergir a sua especificidade, a sua beleza, a sua singularidade e, ao mesmo tempo, a sua capacidade de estar em relação com os outros e com a realidade que a rodeia, rejeitando os estilos de vida que favorecem a difusão da cultura do descarte; 2º) ouvir a voz das crianças, adolescentes e jovens a quem transmitimos valores e conhecimentos, para construir juntos um futuro de justiça e paz, uma vida digna para toda a pessoa; 3º) favorecer a plena participação das meninas e das jovens na instrução; 4º) ver na família o primeiro e indispensável sujeito educador; 5º) educar e educarmo-nos para o acolhimento, abrindo-nos aos mais vulneráveis e marginalizados; 6º) empenhar-nos no estudo para encontrar outras formas de compreender a economia, a política, o crescimento e o progresso, para que estejam verdadeiramente ao serviço do homem e da família humana inteira na perspectiva duma ecologia integral; 7º) guardar e cultivar a nossa casa comum, protegendo-a da exploração dos seus recursos, adotando estilos de vida mais sóbrios e apostando na utilização exclusiva de energias renováveis e respeitadoras do ambiente humano e natural, segundo os princípios de subsidiariedade e solidariedade e da economia circulante”.
Como se percebe, o transfundo desses objetivos é a visão humanista integral, capaz de agregar parceiros em busca de uma nova cultura e de uma sociedade justa, fraterna, inclusiva, participativa e poliédrica. Sabendo da proximidade das eleições municipais, a educação é um tema bastante pertinente para os que pretendem servir a cidade no executivo ou no legislativo. E um critério para identificar a visão de educação de quem se candidata é verificar seu parecer sobre a relação família-escola-sociedade. [CNBB – Dom João Justino de Medeiros Silva, Arcebispo de Montes Claros]

Liturgia
29º Domingo Comum
Leituras: Isaías 45,1.4-6; Salmo 95/96; 1 Tessalonicenses 1,1-5; Mateus 22,15-21
I.- Antífona de Entrada: Clamo por vós, meu Deus, porque me atendestes; inclinai vosso ouvido e escutai-me. Guardai-me como a pupila dos olhos, à sombra das vossas asas abrigai-me (Sl 16,6.8).
II.- DEUS E CESAR. A comunidade se reúne para que pelas palavras e ensinamentos de Jesus encontre um sentido para a sua vida. A ideia principal desse domingo é que aprendamos a respeitar a Deus e a dar-lhe o que Ele merece (e que já lhe pertence). O Senhor nos chama a ser sinais da sua presença e nos ensina a distinguir o bom do mau, o mundano do divino. Hoje é também o Dia Mundial das Missões e da Obra Pontifícia da Infância Missionária. A celebração dominical nos convida a crescer sempre mais no espírito missionário, que tanto marcou os primeiros cristãos, pois todos somos chamados à mesma atitude, na certeza de que Jesus Cristo não se deixa tolher no cumprimento da grande missão que recebeu do Pai. Cristo Jesus, o missionário do Pai, não se deixa aprisionar pela maldade humana. Mesmo diante das dificuldades, ele permanece nos convocando para anunciar a salvação e a paz.
III.- Leituras: 1) Um pagão como instrumento de Deus. O rei Ciro, sem saber, serve aos planos divinos libertando os judeus do exílio, pois Deus é o Senhor da história. 2) Palavras de apreço. O apóstolo São Paulo dá graças a Deus pela jovem comunidade cristã de Tessalônica pelo seu ideal de fé, esperança e amor. 3) Igreja e Estado. Pertencemos às duas cidades: a humana e a divina, por isso devemos dar a cada uma o que lhe é devido. Os valores do evangelho devem ser a nossa guia de conduta.
IV.- Oração: Deus eterno e todo-poderoso, dai-nos a graça de estar sempre ao vosso dispor e vos servir de todo o coração. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
V.- Para o caminho: Nosso mundo não é o mundo de Deus, as realidades terrenas estão cheias de injustiça, desigualdade, medos... Deus nos envia para transformar a Terra em mundo de Deus. Que Ele nos dê a força para realizar.
 

Publicidade

Veja também