Educadora e ex-vereadora de Prudente, Dona Ana completaria 94 anos nesta quarta

Professora faleceu aos 92 anos em 2022; além de ter sido uma das fundadoras da Apec, atuou como parlamentar, tendo sido a mais votada nas eleições de 2000

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 13/03/2024
Horário 16:09
Foto: Arquivo Histórico Unoeste
Dona Ana foi gestora e educadora em Prudente
Dona Ana foi gestora e educadora em Prudente

Nessa quarta-feira, a patronesse da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Presidente Prudente, ex-vereadora e professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima, conhecida como Dona Ana, estaria completando 94 anos.

A ex-parlamentar faleceu aos 92 anos em 2022, em casa, na cidade de Prudente, onde vivia desde 1962.

A gestora e educadora foi uma das fundadoras da Apec (Associação Prudentina de Educação e Cultura) e exerceu mandato parlamentar durante a 13ª legislatura da Câmara de 2001 a 2004, ao lado de seu marido, Agripino Lima, o então prefeito da época.

Na ocasião, por ter sido a vereadora mais votada nas eleições de 2000, com 5.594 votos, presidiu a sessão de instalação e posse da legislatura e do mandato do prefeito com o vice Jólio Martin.

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Prudente foi criada por meio da lei nº 8.999/2015 e instituída oficialmente em 2023 por meio do ato da mesa diretora Nº 01/2023.

Trajetória da professora

Dona Ana nasceu em Gália, pequena cidade do interior paulista, no dia 13 de março de 1930. Fez o primário lá e o ginasial e o normal em Guaratinguetá (SP). Formou-se professora em 22 de dezembro de 1950. No dia 17 de fevereiro de 1951, começou a dar aula. Era numa escola rural, próxima à fazenda que seu pai administrava.

Em 1953, casou-se com Agripino de Oliveira Lima Filho, quando sua família havia se transferido para Garça (SP). Dona Ana já dava aulas e Agripino também formou-se professor. Durante quase 17 anos dirigindo escolas, Dona Ana trabalhou no Jardim Planalto e na Escola José Carlos Pimenta, em Presidente Prudente. Aposentou-se em 19 de junho de 1980. Dos quatro filhos, os três mais velhos, Augusto César, Ana Cristina e Maria Regina nasceram em Garça. O caçula, Paulo César, é prudentino. Os filhos lhe deram 13 netos, que também lhe deram seis bisnetos.

Na Unoeste, ocupou o cargo de reitora da instituição com mandato até 2015, quando já tinha iniciado um processo de sucessão administrativa por meio dos filhos e netos. Juntos, edificaram a universidade que formou mais de 120 mil profissionais e, hoje, conta com uma comunidade acadêmica de 14 mil pessoas, entre alunos e funcionários. Como educadora, Dona Ana sempre primou por aliar o ensino à pesquisa e à extensão.

Ela fazia questão de revelar que sua grande alegria era receber notícias de que seus ex-alunos alcançaram os objetivos profissionais. Apesar de cumprir com sucesso as funções administrativas, seu grande orgulho era afirmar que nasceu professora e morreria professora. Por um período, atuou no cenário político de Prudente. Em outubro de 2000, foi eleita vereadora. Exerceu o mandato até o fim (2001 a 2004), tendo aprovados importantes projetos de sua autoria.

Publicidade

Veja também