Neste último fim de semana do ano, o Sesc Thermas de Presidente Prudente prepara uma agenda especial, com atividades gratuitas que dialogam com crianças, jovens e famílias. Tem palhaçaria, samba, vivência tecnológica e até oficina de imãs de geladeira.
Hoje, das 10h30 às 12h30, o Espaço de Tecnologias e Artes recebe a oficina “Crie, ilustre e Decore: Oficina de Ímãs de Geladeira”. Nesta atividade, o educador do Espaço de Tecnologia e Artes do Sesc, Leandro Mariano, propõe o uso da técnica de encáustica com giz de cera para a criação de pigmentos e desenhos autorais, resultando em ímãs criativos e personalizados.
Às 16h, a música toma conta da Área de Convivência com o show “Embalaê”. Formada em 2007, em Araraquara (SP), a banda apresenta um repertório baseado em clássicos do samba-rock, samba, soul e música brasileira, valorizando a pluralidade de estilos e a energia dançante desses gêneros.
Já no domingo, às 15h, o Bosque do Sesc Thermas se transforma em espaço de experimentação com a vivência “Brincando com os Tablets”. A atividade convida o público a explorar o uso criativo da tecnologia, estimulando a imaginação por meio de desenhos, jogos e novas formas de brincar.
À tarde, às16h, tem o espetáculo infantil “O Violinista Mosca Morta”, apresentado pelo palhaço Seu Cocó, personagem interpretado por Pedro Caroca, que se prepara com todo o cuidado para realizar seu tão sonhado concerto de violino.
O que parecia caminhar para uma apresentação impecável logo se transforma em confusão quando uma mosca inconveniente passa a interferir no espetáculo. A partir daí, o público acompanha uma divertida disputa entre o palhaço e a persistente mosquinha, conduzida com humor físico, música e surpresa até um desfecho inesperado.
Mesmo diante dos imprevistos, Seu Cocó não desiste. Abalado, mas determinado, ele segue até o último compasso, a última nota e o último zumbido, revelando, ao final, a verdadeira intenção da pequena antagonista. A relação construída entre palhaço e plateia reforça o clima de cumplicidade e participação, marca da linguagem da palhaçaria.
Além da comicidade, a peça propõe um jogo sensível com a figura do músico concertista tradicionalmente sério, virtuoso e concentrado. Ao mesmo tempo em que evidencia afinação, elegância e erudição.
“O espetáculo satiriza a fragilidade humana do instrumentista e convida o público a refletir, de forma leve e acessível, sobre manias cotidianas muitas vezes confundidas com o transtorno obsessivo-compulsivo", afirma Pedro Caroca. Com direção de Mafá Nogueira, a obra nasceu em 2019, a partir de uma oficina de criação com José Regino.
Após as atividades de domingo e as festividades de ano novo, o Sesc Thermas reabre na sexta-feira (2/1), em horário diferenciado, das 8h às 18h. No próximo sábado e domingo, dias 3 e 4/1, funciona normalmente das 9h às 18h, com uma programação completa de ações entre shows, espetáculo, oficinas e recreações.
Pexels

Hoje, das 10h30 às 12h30, ocorre a oficina “Crie, ilustre e Decore: Oficina de Ímãs de Geladeira”
Matheus Alves

No domingo, às16h, tem o espetáculo infantil “O Violinista Mosca Morta”, apresentado pelo palhaço Seu Cocó