Educadores recebem capacitação sobre a cultura afro, nesta manhã

Em seguida, ouviram músicas da cultura africana e expuseram o conhecimento que tinham sobre a música e os sentimentos que foram despertados", pontua.

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 15/03/2013
Horário 11:02
Nesta sexta-feira, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) capacitará 40 educadores que atuam nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de Presidente Prudente. Este é o segundo encontro do grupo, que é capacitado frente à temática afro-brasileira.

Conforme a diretora do Departamento de Atenção Básica à Família, Ariane Lopes Vieira, o objetivo do aprendizado, que será proferido a partir das 8h30, no Centro Cultural Matarazzo, é de promover o antirracismo e aplicá-lo no cotidiano das crianças e adolescentes atendidas nos Cras. "Foi um tema solicitado pelos próprios educadores. Escolhemos a temática com base do que eles trazem para nós do cotidiano", comenta.

De acordo com a coordenadora técnica do Projeto Criança Cidadã, Simone Tomiazzi, neste segundo encontro, a palestrante Ivonete Alves deve retomar o conteúdo visto no primeiro. "No primeiro encontro, ela montou uma exposição de peças artesanais africanas de diferentes linhas da cultura afro e convidou os educadores a passearem pela exposição para terem contato com os livros, máscaras, entre outros. Posteriormente, cada educador escolheu algo que lhe chamou atenção e questionou a palestrante sobre. Em seguida, ouviram músicas da cultura africana e expuseram o conhecimento que tinham sobre a música e os sentimentos que foram despertados", pontua.

Tomiazzi diz ainda que o aprendizado está sendo bem interativo. "A Ivonete está colocando o pessoal para movimentar corpo e mente. O intuito da capacitação é mostrar o sentido real da cultura africana e a impressão que as pessoas têm dela no dia a dia", completa.
Publicidade

Veja também