Ejaculação precoce: causas, sintomas e tratamentos

Débora Martins

COLUNA - DÉBORA MARTINS

Data 07/05/2023
Horário 06:02

O que é ejaculação precoce?
A ejaculação precoce é quando o homem ejacula antes do momento desejado, causando insatisfação para si mesmo e/ou para o relacionamento.
Quando a ejaculação acontece de 1 a 3 minutos de penetração é chamada de precoce, quando acontece com 5 minutos é chamada de ejaculação rápida.
Se você se sente assim na relação, então esse artigo vai te ajudar a entender mais sobre o tema.
 
Diferença entre ejaculação precoce e disfunção erétil psicológica
Na ejaculação precoce o homem consegue ter a ereção normalmente e ela só é encerrada após a ejaculação/orgasmo. Já a disfunção erétil é a dificuldade em ter ou obter uma ereção suficiente para a penetração.
 
Causas comuns da ejaculação precoce
Ejacular rápido demais pode ser desencadeado por:

Comportamentos acelerados – quando a pessoa tem um ritmo muito acelerado em seus comportamentos nos quais não consegue se conectar, principalmente com elementos que se referem a prazer.

Ansiedade de desempenho – quando o indivíduo se preocupa excessivamente com a performance sexual, essa preocupação aumenta os níveis de adrenalina no organismo, o que pode acelerar o processo ejaculatório.
Esses são fatores psicológicos/emocionais e comportamentais, porém, é importante ressaltar que podem existir fatores fisiológicos.
 
Como tratar a ejaculação precoce?
O tratamento aqui no meu consultório é com base nos seguintes protocolos, que podem ser aplicados tanto na terapia sexual online quanto presencial.
Psicoterapia sexual – consiste em trabalhar as crenças limitantes sobre o sexo, se o relacionamento é disfuncional ou não, além do autoconhecimento sexual sobre a régua de prazer, tão importante para o controle na hora da relação.
Exercícios (ponto de não retorno) – são exercícios em que o paciente pode fazer em casa, onde é possível identificar o que chamamos de ponto de não retorno, que é o ponto onde o homem consegue segurar o orgasmo/ejaculação.
Conexão e desconexão sexual – o fato de a pessoa não saber sobre o que o conecta na relação pode o deixar ansioso e preocupado com a performance. Esse comportamento aumenta a ansiedade.
Reprogramação mental/hipnose clínica – É uma abordagem nova no que se refere a tratamentos sexuais, isso porque atua no subconsciente, pois ele é quem domina os nossos comportamentos. Uma abordagem muito tranquila, pois não é necessário toque físico e o paciente tem controle total durante o atendimento.

Publicidade

Veja também