Eleição e alcateia  

OPINIÃO - Arlette Piai

Data 20/10/2020
Horário 04:55

Será que o homem civilizado herdou dos bichos como fazer eleição? Pode ser, na selva também há disputa eleitoral. O candidato leão, por exemplo, começa sua campanha com astúcia e dissimulação, procurando provar que é o melhor. Quando seguro da vitória, desafia o líder da oposição em luta corporal até a morte de um deles. O vencedor será o novo líder da alcateia. O jogo instintivo é similar a de alguns políticos que fez surgir a expressão “Fulano é um animal político”, referindo-se aos “experts” da malandragem.  
Alcateia lembra o STF (Supremo Tribunal Federal), a mais alta corte do país que deve ser composto por membros da melhor envergadura. Entretanto, não é assim. O presidente da República escolheu pra substituir Gilmar Mendes o ministro Kássio Nunes Marques, autor da ficha: 1 - Denunciado pela Lava Jato; 2 - Crimes de corrupção; 3 - Lavagem de dinheiro; 4 - Recebimento de propina de R$ 7 milhões da Odebrecht. 
Critério da escolha: “Tomava Tubaína com Bolsonaro”. Esse deboche é um insulto perverso, não é não? A alcateia lembra também o senador Chico Rodrigues, o mais recente “cuecão da grana”. Ele era o recadista para fazer o “impossível virar possível”, queria alterar a constituição para conseguir a reeleição de Rodrigo Maia e Alcalumbre, proibidos por lei. 
Alcateia lembra ainda a soltura de André do Rap pelo ministro Marco Aurélio. André do Rap é traficante e um dos supostos chefes da facção criminosa paulista, o maior bandido do planeta. Este “mundo selvagem”, leitor, nós o fizemos reelegendo-os por mais de 30 anos. Entretanto, podemos reverter tudo com o voto, começando já com a eleição de Prudente.
Para finalizar, alcateia lembra os discursos do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, quando era jovenzinho: Convencia até pedras! Hoje condenado a 187 anos de prisão. Palavras o vento as levam. Você lembra, leitor, se os que desejam ser reeleitos fizeram algo significativo?  Não lembra? Não vote! Quem não o fez não o fará. Prudente foi a capital da Alta Sorocabana, teve escolas públicas de qualidade, teve o conforto do trem de ferro, teve a garantia de escoamento de mercadorias com gasto ínfimo... Prudente não pode retroceder. 
Façamos, leitor, análise da formação do candidato desde o berço, da vida pregressa, porque esta, sim, mostra o que se é. Desta forma, poderá vencer o melhor gestor e mais competente pra dirigir com honestidade, e muito, muito “labore” o nosso município. São quatro anos que podem mudar o perfil de Prudente.
 

Publicidade

Veja também