Elvis

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista a favor do povo e do polvo

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 17/08/2023
Horário 05:30

Ontem, fez 46 anos que Elvis Presley morreu, se bem que para muitos fãs "Elvis não morreu", expressão que vocês já ouviram e leram inúmeras vezes. Ele não criou o rock and roll, mas, talvez por causa de sua voz de cantor de blues, o cantor sulista projetou o rock, que é "filho" do boogie woogie e "neto" do blues.
Elvis cantava e se vestia como os negros. Basta conferir as roupas coloridas para as quais os brancos racistas torciam o nariz. Elvis cantava bem e, vejam só, consta que ele queria ser um tenor e, sobre isso, nunca escondeu sua admiração por Mário Lanza, que morreu cedo (1959).
O rock já existia antes de Elvis, Little Richard, Bill Halley e outros cantores. A palavra rock and roll está no blues. E o que significa rock and roll? Significa isso mesmo que vocês estão pensando, ou seja, transa, coito, cópula, nheco nheco e outros termos pejorativos ou não alusivos ao sexo. 
Desde a década de 20 do século passado que cantores negros cantavam rock. Basta pesquisar e entre eles menciono Robert Johnson e Roy Brown, este autor de "Good Rockin Tonight", gravado também por Elvis. As gravações dos dois são ótimas.  Reza a lenda que Robert Johnson fez um pacto com o diabo para tocar melhor a guitarra. Ele morreu  jovem e compôs apenas 27 blues, salvo engano. 
E por que, cronista cara-pálida, os pretos não fizeram sucesso cantando rock (observação: um blues acelerado). Porque eram pretos e, por isso, as gravadoras produziram poucos discos, que não eram divulgados pela imprensa "branca". Se os jornais pouco falavam, as rádios não tocavam. Ou tocavam pouco. Simples assim.
Aí chegou Elvis por volta de 1954 e, belo e branco, "estourou" nas paradas de sucessos dos EUA e em todo o mundo. E ainda por cima cantava como negro, como expliquei acima. O surgimento de Elvis ajudou os roqueiros negros. Aprecio mais o Elvis da primeira fase, período que vai de 1954 a 1969. Depois, acho que ele, antes "rebelde", ficou meio brega com aqueles macacões que usava, principalmente, nos shows em Las Vegas. 
Por falar em Las Vegas, uma noite, durante uma apresentação, Elvis Presley viu na plateia o cantor Roy Orbison. E o que Elvis fez? Ele parou imediatamente o show para anunciar que estava ali o maior cantor do mundo, no caso, Roy Orbison. Elvis admirava muito Roy Orbison, que, de fato, é uma das vozes mais bonitas do rock romântico. 
Elvis era humilde e generoso com os amigos. Dava a eles presentes caros, desde ônibus a carrões. Parece que também avião. Morreu pobre para uma estrela como ele. Tinha apenas 1 milhão de dólares na conta corrente. Também morreu triste. A traição de Priscilla o arrasou. Elvis nunca se recuperou. É uma lenda e, ao que parece, uma lenda dura para sempre.

DROPS

Filme da Semana no Cine Argentina: "O Filhote de Hitler", estrelando um elenco barra pesada.

Milei, o fora-da-lei. Rezem!

A lua tem água e, por falar nisso, também teria lunáticos?

O mundo é um moinho.
(Cartola, compositor)           
 

Publicidade

Veja também