Em 10 anos, Prudente terá 1 carro por habitante

“Hoje temos dois carros para cada três pessoas, e o fluxo já é intenso, e em cerca de uma década, constatamos, pelos índices, que se o município tivesse 300 mil habitantes, seriam 300 mil veículos", pontua.

PRUDENTE - Mariane Gaspareto

Data 02/04/2015
Horário 08:48
 

Um estudo realizado por formandos da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) aponta que, em 10 anos, Presidente Prudente terá um veículo por habitante no município. Ainda de acordo com o estudo, a frota de veículos emplacados na maior cidade da região cresce 7% ao ano, percentual maior do que o registrado na capital paulista, de 4,7%. O TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) foi elaborado no ano passado, com projeção para 2024, pelos de Engenharia Civil, Anderson Augusto Mazuchelli, João Augusto Caminhoto e Lucas Santos Araújo, orientados pelo professor Carlos Roberto Souza e Silva e co-orientados pela professora Leila Maria Couto Esturaro Bizarro.

De acordo com o orientador do estudo, a previsão realizada significa que o trânsito prudentino pode se tornar "caótico" em 2024, nos principais horários de pico, fazendo com que a cidade precise promover inclusive rodízio de veículos, como ocorre em São Paulo. "Hoje temos dois carros para cada três pessoas, e o fluxo já é intenso, e em cerca de uma década, constatamos, pelos índices, que se o município tivesse 300 mil habitantes, seriam 300 mil veículos", pontua.

Conforme os dados mais recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2014, a população de Presidente Prudente é de 220 mil habitantes, e conforme informações da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), no banco de informações da Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública) consta que existem hoje 177 mil veículos emplacados em Prudente, excluindo-se os carros de moradores prudentinos com placas de outras localidades, bem como veículos de moradores das cidades vizinhas que frequentam o município.

 

Fluxo de veículos


O trabalho se fundamentou em duas teorias, do sistema binário (quando uma via segue em um sentido e a via paralela, no sentido oposto) e da onda verde (semáforos sincronizados), com foco voltado para o quadrilátero central, compreendido pelas avenidas Brasil, Washington Luiz, Coronel José Soares Marcondes e Manoel Goulart, que abriga o centro financeiro da cidade e consiste na área de maior fluxo.

O estudo realizado pelos formandos também apontou que o trânsito na Coronel Marcondes, às 18h – horário de pico - recebe o fluxo 553 veículos por hora no sentido centro-bairro. Já segundo dados da Semav, o fluxo nas seis principais avenidas da cidade (Brasil, Coronel Marcondes, Manoel Goulart, Washington Luiz, 11 de Maio e 14 de Setembro - as duas últimas no Parque do Povo) chega a superar 4 milhões de veículos por mês. A projeção foi apresentada recentemente à Semav, com a possibilidade de ser aproveitada em ações do Plano de Mobilidade Urbana do município.

De acordo com o titular da Semav, Oswaldo de Oliveira Bosquet, o trabalho dos alunos foi bem recebido pela pasta, por ter realizado uma "contagem in loco, que é a melhor forma de fazer uma aferição da malha viária". No entanto, ainda é preciso que seja promovida uma análise do trabalho para ver de que forma ele poderá ser "absorvido" pelo Plano de Mobilidade Urbana. "Além disso, com a construção dos quatro terminais rodoviários em Prudente, para viabilizar a reformulação do transporte coletivo do município, também tem como intenção o incentivo do uso desse transporte, promovendo mais conforto para os usuários e menor tempo gasto nesse translado", pontua.

 
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