Em 10 anos, Prudente terá 1 carro por habitante
“Hoje temos dois carros para cada três pessoas, e o fluxo já é intenso, e em cerca de uma década, constatamos, pelos índices, que se o município tivesse 300 mil habitantes, seriam 300 mil veículos", pontua.
Um estudo realizado por formandos da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) aponta que, em 10 anos, Presidente Prudente terá um veículo por habitante no município. Ainda de acordo com o estudo, a frota de veículos emplacados na maior cidade da região cresce 7% ao ano, percentual maior do que o registrado na capital paulista, de 4,7%. O TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) foi elaborado no ano passado, com projeção para 2024, pelos de Engenharia Civil, Anderson Augusto Mazuchelli, João Augusto Caminhoto e Lucas Santos Araújo, orientados pelo professor Carlos Roberto Souza e Silva e co-orientados pela professora Leila Maria Couto Esturaro Bizarro.
De acordo com o orientador do estudo, a previsão realizada significa que o trânsito prudentino pode se tornar "caótico" em 2024, nos principais horários de pico, fazendo com que a cidade precise promover inclusive rodízio de veículos, como ocorre em São Paulo. "Hoje temos dois carros para cada três pessoas, e o fluxo já é intenso, e em cerca de uma década, constatamos, pelos índices, que se o município tivesse 300 mil habitantes, seriam 300 mil veículos", pontua.
Conforme os dados mais recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2014, a população de Presidente Prudente é de 220 mil habitantes, e conforme informações da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), no banco de informações da Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública) consta que existem hoje 177 mil veículos emplacados em Prudente, excluindo-se os carros de moradores prudentinos com placas de outras localidades, bem como veículos de moradores das cidades vizinhas que frequentam o município.
Fluxo de veículos
O trabalho se fundamentou em duas teorias, do sistema binário (quando uma via segue em um sentido e a via paralela, no sentido oposto) e da onda verde (semáforos sincronizados), com foco voltado para o quadrilátero central, compreendido pelas avenidas Brasil, Washington Luiz, Coronel José Soares Marcondes e Manoel Goulart, que abriga o centro financeiro da cidade e consiste na área de maior fluxo.
O estudo realizado pelos formandos também apontou que o trânsito na Coronel Marcondes, às 18h – horário de pico - recebe o fluxo 553 veículos por hora no sentido centro-bairro. Já segundo dados da Semav, o fluxo nas seis principais avenidas da cidade (Brasil, Coronel Marcondes, Manoel Goulart, Washington Luiz, 11 de Maio e 14 de Setembro - as duas últimas no Parque do Povo) chega a superar 4 milhões de veículos por mês. A projeção foi apresentada recentemente à Semav, com a possibilidade de ser aproveitada em ações do Plano de Mobilidade Urbana do município.
De acordo com o titular da Semav, Oswaldo de Oliveira Bosquet, o trabalho dos alunos foi bem recebido pela pasta, por ter realizado uma "contagem in loco, que é a melhor forma de fazer uma aferição da malha viária". No entanto, ainda é preciso que seja promovida uma análise do trabalho para ver de que forma ele poderá ser "absorvido" pelo Plano de Mobilidade Urbana. "Além disso, com a construção dos quatro terminais rodoviários em Prudente, para viabilizar a reformulação do transporte coletivo do município, também tem como intenção o incentivo do uso desse transporte, promovendo mais conforto para os usuários e menor tempo gasto nesse translado", pontua.