Acredito que 90% dos leitores dessa coluna sejam 35+, portanto mais maduros, seletivos nas escolhas e que já adquiriram a “visão de longo prazo”. Pessoas que deixaram em décimo plano o imediatismo e a “perfumaria”, ou seja, aqueles produtos e serviços cujos efeitos não duram mais que poucas horas, dias ou semanas. Pessoas que fazem perguntas inteligentes e esperam por respostas diretas, corretas e assertivas.
INFORMAÇÃO REAL
Acredito você leia essa coluna semanalmente (ou quando possível) para aprender um pouco mais sobre cuidados com a saúde, longevidade e, eventualmente confirmar ou refutar informações que obtém de outras fontes. Talvez não concorde com algumas informações e provavelmente fica em dúvida sobre várias outras, pois são totalmente contrárias às falas e posts do “Dr. X”, da “Dra. Y” e de gurus do Instagram e youtube. A credibilidade depende muito da honestidade.
PRIORIDADE
Convido você 35+ a fazer uma lista de 5 prioridades atuais em sua vida. Bem, se o CONDICIONAMENTO FÍSICO não aparecer nesta lista, reavalie seus objetivos e sua lista. Você pode dizer que na lista aparece o item saúde. Então eu digo: ótimo. Mas o que você tem realizado pela saúde? Condicionamento físico é a condição que contribui em maior proporção para saúde e longevidade. É uma condição tão “potente” que pode até compensar outras condições prejudiciais (sobrepeso, estresse etc).
O QUE É
Condicionamento físico é ter capacidades físicas desenvolvidas com a aplicação de estímulos (exercícios) variados e com intensidade, volume e frequência. As principais capacidades físicas são força, resistência cardiorrespiratória (cárdio), resistência muscular localizada (RML) e flexibilidade. Preferencialmente, devem ser também desenvolvidas e mantidas as capacidades de potência, velocidade, coordenação motora, equilíbrio, agilidade e precisão. É o condicionamento físico que mantém seus sistemas fisiológicos funcionais e por um tempo mais longo (longevidade).
QUAIS EXERCÍCIOS
Ficar horas do dia com o cell na mão certamente não desenvolve nenhuma destas capacidades. E o exercício que você pratica, desenvolve quantas delas? Já perguntou ao seu professor? Os treinamentos mais praticados (corrida, musculação, natação etc) contribuem para o desenvolvimento de duas ou três das capacidades. São bons, mas não com a eficiência desejável. Por isso, o aspecto a ser considerado é da variação. Isso se consegue deixando de ser “especialista” em corrida, em musculação, em natação etc, e praticando três ou mais treinamentos ou esportes.
COMBINAÇÃO
Você que é 35+ deve dar atenção para novas práticas e aprendizagens, tanto de exercícios como intelectuais. Para melhorar seu condicionamento físico experimente outras práticas tendo em vista que há várias opções de treinamentos para as capacidades de força, resistência cardiorrespiratória, RML, flexibilidade e outras. Faça combinações e alternâncias ao longo da semana. Não seja mais um “monopraticante” de treinamento único com um “monoprofessor”.
Para melhorar seu condicionamento físico experimente outras práticas tendo em vista que há várias opções de treinamentos para as capacidades físicas.