Em 24h de atrações, público é o principal convidado da festa

EDITORIAL -

Data 10/12/2022
Horário 04:15

Presidente Prudente recebe neste fim de semana, em cinco espaços da cidade, a Virada SP, uma iniciativa da Secult (Secretaria Municipal de Cultura) e Economia Criativa do governo de São Paulo. O evento, que ocorre das 18h de hoje até as 18h de amanhã, apresenta, durante 24 horas de programação, atrações gratuitas para todos os públicos.
Quem passar pela Praça do Centenário, Quadra Coberta do Parque do Povo, Centro Cultural Matarazzo, Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo ou Espaço Laje verá desde crianças, ainda bem novinhas, se divertindo no colo dos pais, até os mais idosos, que buscam, num sábado à noite e quente como este, um momento lazer e distração em família. Curtir um bom som, se deliciar com as guloseimas dos food trucks, jogar conversa fora. O público é bem diversificado. Não há restrições de idade, classe ou cor.
Além de trazer para o interior paulista, nomes de destaque da cena cultural – neste ano vêm à cidade, por exemplo, Chico César e Geraldo Azevedo, com o show “Violivoz” -, o evento permite o intercâmbio e a circulação de artistas locais entre os 22 municípios participantes. Por aqui, bandas e companhias prudentinas também divulgam seus trabalhos.
Em muitos municípios, que sofrem com a falta de opções culturais oferecidas à população, a Virada SP acaba sendo uma oportunidade para as pessoas saírem de casa, se divertirem, fazerem novas amizades, e conhecerem diferentes artistas ou modalidades de arte, em um curto espaço de tempo.
Não é apenas um momento de entretenimento, é cultura. Quem sai lucrando ainda com essa maratona de atividades relacionadas à arte, além dos hotéis e proprietários de restaurantes e bares, são os ambulantes, que ficam espalhados próximos a esses espaços, tentando uma renda extra, com a venda de bebidas, sorvetes, pastéis e espetinhos, entre outras guloseimas. O consumidor disso tudo? Aquele que está ali, para conferir tudo de perto, cantar, dançar, se divertir, independente da hora.
Alguns cuidados são necessários, claro. Evite levar carteiras com grande quantidade dinheiro, cartão de crédito ou objetos que façam volume, assim como o uso de relógios e joias. Ande em grupos. Diante de tumultos, “saia de perto” e “desconfie de esbarrões. E evite bebidas se for dirigir.
Que em 2022, toda a programação, assim como aconteceu em outros anos, com a Virada Cultural Paulista, seja apreciada por um número ainda maior de pessoas. Não há porque ficar em casa. Haverá atrações para todos os gostos. Confira a programação, publicada ontem neste diário e também no site do jornal, e escolha as que você mais se identifica. Ou vá, mesmo que seja só pra conhecer e aplaudir. 
 

Publicidade

Veja também