Em 3 meses, região tem desvio de 124 mil kWh de energia, capaz de abastecer 623 famílias em um mês inteiro

Energisa fez 304 inspeções, que confirmaram suspeitas de ligações clandestinas e adulterações em medidores de 24 cidades; custos dos "gatos" são rateados para todos os clientes

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 12/04/2024
Horário 13:29
Foto: Energisa
Fraudes são identificadas após denúncias ou por meio de monitoramento de consumo
Fraudes são identificadas após denúncias ou por meio de monitoramento de consumo

Com a atuação de equipes especializadas e sistema de monitoramento de consumo, com suporte da inteligência artificial, a Energisa Sul-Sudeste identificou, em três meses, mais de 124 mil kWh de energia elétrica furtada em 24 municípios da região de Presidente Prudente. Ao todo, foram 304 inspeções, que confirmaram suspeitas de ligações clandestinas e adulterações em medidores. Essa quantidade seria suficiente para abastecer a demanda de 623 famílias durante um mês inteiro.

O coordenador de Medição e Combate às Perdas de Energia da Energisa Sul-Sudeste, Renan Felix Fernandes Souza, explica que a empresa tem como compromisso combater quaisquer irregularidades que colocam em risco a segurança do sistema elétrico e da comunidade e ainda comprometem a qualidade da distribuição de energia.

“Dessa forma, investimos constantemente na qualificação dos nossos profissionais e em tecnologia, potencializando a identificação de fraudes e furtos de energia que prejudicam a todos que estão pagando suas contas de energia em dia”, explica.

Como prática desse investimento, a Energisa dispõe de um sistema inteligente de monitoramento de consumo dos clientes que facilita a identificação de situações em que o consumo calculado não coincide com o perfil do imóvel, seja ele residencial, comercial ou industrial, nas áreas urbanas e rurais.

Além desse monitoramento, a empresa também recebe denúncias anônimas de situações suspeitas, as quais são confirmadas por meio de inspeções técnicas realizadas in loco.

Conforme a legislação vigente em todo o país, os custos da energia furtada acabam sendo rateados na tarifa de todos os clientes, impactando diretamente quem paga as suas contas em dia.

Além do prejuízo financeiro, Renan chama a atenção para os riscos que esses desvios representam à segurança. “Na maioria das vezes, as ligações clandestinas são feitas por pessoas que não têm conhecimento técnico, utilizam materiais inadequados e não têm nenhuma permissão para acessar a rede de distribuição, podendo provocar um incêndio, interrupção no fornecimento da energia para a vizinhança ou até sofrer um choque elétrico fatal”, detalha.

Sendo assim, a Energisa orienta à população que, em caso de suspeitas de furto de energia, denuncie pelo telefone 0800 70 10 326 (ligação gratuita) ou pelo site energisa.com.br. A identidade da pessoa denunciante é mantida em total anonimato.

Publicidade

Veja também