Em busca de novas viabilidades

OPINIÃO - Marcelo Fritschy

Data 22/12/2020
Horário 04:30

Em novembro, a concessionária Rumo enviou estudos técnicos solicitados pela UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região), com custos e principais características geométricas, obrigações ambientais e regulatórias, referentes à criação de novo trecho que liga Parapuã (entre Panorama e Tupã) a Prudente e inserção de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) na capital do oeste paulista, como informamos em artigos passados neste periódico.
Segundo eles, o custo total do Capex é estimado em mais de R$ 1,2 bilhão, dentre, R$ 5 milhões para processo de licenciamento (o que pode levar de três e quatro anos para ter aval), e R$ 17 milhões para a gestão ambiental das obras e outros serviços. Ainda, por estar desativado atualmente, será necessário pedir um LI (licenciamento de instalação) para o ramal sugerido, prazo que gira em torno de dois anos, com custo estimado de R$ 400 mil para elaboração dos programas ambientais e taxas. 

Temos conhecimento que há outros trechos com tamanhos semelhantes a esse, porém, com valores muito menores

Para o VLT, a Rumo explicou que para superestrutura, é necessário realizar uma prospecção completa para verificação das condições atuais dos componentes da via, inspeção da geometria de carros, e verificação estrutural dos viadutos e das condições de sinalização das passagens de níveis.
Na esperança de que a concessionária nos traga resolutividade ao caso, pois já perdemos muito tempo no avanço e, diante dos custos que a Rumo nos encaminhou que inviabilizam a implantação deste ramal, em reunião online de sexta-feira, 18 de dezembro, solicitamos alternativas com menores custos, sem impactar ao projeto.
Temos conhecimento que há outros trechos com tamanhos semelhantes a esse (74 quilômetros), porém, com valores muito menores, exemplo o trecho de São José do Rio Preto, aproximadamente, 65 quilômetros, com custo estimado de R$ 550 milhões. 
Por ora, aguardamos realização de um fórum específico para apresentação de alternativas dos projetos, separadamente da reunião de obrigatoriedade que a concessionária tem que realizar em cumprimento de TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), cujo calendário deverá ser apresentado ainda nesta semana.

 

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