Em busca de um lucro sustentável: além da visão convencional

OPINIÃO - Walter Roque Gonçalves

Data 30/08/2023
Horário 05:00

A afirmação de Milton Friedman de que “o único propósito de uma empresa é gerar lucro e retorno para os acionistas” é amplamente conhecida. No entanto, ao adentrarmos nas complexidades da dinâmica empresarial moderna, torna-se evidente que esse foco singular no lucro, nem sempre é a melhor abordagem. A busca desenfreada por ele pode, ironicamente, levar à sua ruína. A fonte do dinheiro, em sua essência, deriva dos desejos e necessidades de indivíduos que não estão, nem de longe, preocupados com o lucro da sua empresa.
O dinheiro traz felicidade? Economistas renomados como Daniel Kahneman e Angus Deaton exploraram esse tema em 2010, revelando que o dinheiro contribui para a felicidade sim, mas até um certo limite. O que significa que enquanto o capital estiver agregando qualidade de vida como: morar melhor, ter mais saúde, fazer viagens, ter segurança, educação, alimentação, entre outros, o agregado em bem-estar é evidente. Depois disso conquistado, a tendência é o dinheiro agregar cada vez menos satisfação. Daí em diante, muitos bilionários buscam o tal bem-estar na exclusividade “eu tenho o que você não tem”: quadros únicos, placa de carro milionária, passeio de submarino para ver Titanic naufragado, etc.
Voltando ao lucro, a fonte de sucesso está na percepção de qualidade e experiência dos clientes com os produtos de uma empresa. Embora os clientes busquem economizar e pagar o menor valor possível, um nível mínimo de qualidade, garantias e atenção deve ser mantido. Considere o cenário: quem não pagaria um pouco mais por um profissional habilidoso e confiável em quem pudessem confiar? No entanto, na corrida por ágios cada vez maiores, muitas empresas capturam mais pedidos que suportam, fazem promessas vazias e não entregam, prejudicando a sua capacidade de gerar lucro sustentável.
Em conclusão, as palavras de Milton Friedman servem como um lembrete da importância do lucro, mas não devem obscurecer o significado do propósito e da qualidade. Sua busca deve fazer parte de uma narrativa mais ampla - aquela que se concentra em entregar valor genuíno aos clientes, construir confiança e promover relacionamentos. O caminho para um lucro sustentável é pavimentado com o compromisso, com a excelência, com a integridade e a satisfação do cliente. Ao harmonizar a busca pelo lucro em uma visão holística do propósito empresarial, podemos evitar as armadilhas da visão estreita centrada no lucro e construir um futuro mais brilhante e próspero tanto para as empresas quanto para as pessoas que elas atendem.

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