Em casa, Grêmio perde e se despede da Segundona

Esportes - Jean Ramalho

Data 20/08/2013
Horário 09:09
 

 

Com sete vitórias, três empates e quatro derrotas, em 14 jogos que disputou, o Grêmio Prudente se despediu anteontem do Campeonato Paulista da Segunda Divisão. A desclassificação veio após a derrota por 3 a 2 ante a Internacional, de Bebedouro, no Estádio Paulo Constantino (Prudentão). A queda resultou ainda na demissão do técnico Rogério Ferreira Pinto, China, que comandou o clube em apenas quatro partidas nesta segunda fase. Além do treinador, a diretoria anunciou a dispensa de parte do elenco profissional.

Jornal O Imparcial Na última rodada da fase 2, o elenco tropeçou diante da Internacional, de Bebedouro, pelo placar de 3 a 2, no Prudentão

Válida pela última rodada da segunda fase da competição, no grupo 10, a partida começou nervosa, tanto que logo aos 30 segundos da primeira etapa, a Inter abriu o placar, com um gol contra marcado pelo zagueiro Márcio, do Grêmio Prudente. O gol desestabilizou o grupo prudentino, que precisava da vitória para conseguir a classificação para a terceira fase.

Se sentindo em casa, o time comandado pelo experiente técnico Nei Silva ampliou o placar aos 37 da primeira etapa, com o atacante Mateus. A reação gremista veio logo no minuto seguinte, com um gol do atacante Juninho Frizzi, que havia entrado na vaga do lateral-direito Jean. Nos acréscimos, o próprio Juninho Frizzi empatou o duelo que foi para o intervalo em 2 a 2.

Na etapa complementar, China colocou o meia Pedro Henrique no lugar do atacante Douglas e Paulo André na vaga de Paulo Leomar. As substituições surtiram pouco efeito e o atacante Dener, que havia entrado na partida no lugar de Mateus, anotou o terceiro tento do clube bebedourense. Com pouco poder ofensivo, o Grêmio ainda esboçou uma reação, no entanto, o visitante se fechou no setor defensivo e o placar ficou em 3 a 2 para a Inter, que se confirmou na liderança do grupo 10 com 16 pontos.

A rodada ainda teve a vitória por 1 a 0 do Paulistinha, de São Carlos, sobre o Araçatuba, no Estádio Professor Luiz Augusto de Oliveira (Luizão). Com os resultados, a equipe de Bebedouro foi seguida pelo Paulistinha, segundo colocado, com 9 pontos, Grêmio em terceiro com 7, e o Araçatuba em último, que ficou com 2. Pelo grupo 10 apenas Internacional e Paulistinha se classificaram para a terceira fase, que terá 16 clubes divididos em quatro grupos. A nova etapa da competição estreia neste fim de semana.

 

Adeus precoce


Assim como no ano passado, quando se despediu ainda na primeira fase, a equipe gremista mais uma vez foi desclassificada do Paulista da Segunda Divisão. Junto com o time, toda a comissão técnica, assim como parte do elenco profissional, contratado para disputar o certame, foi dispensada pela diretoria do clube, conforme contou o agora ex-técnico do time, China. Segundo ele, a direção reuniu o grupo na reapresentação do elenco, na tarde de ontem, no Centro de Formação de Atletas (CFA) Flávio Araújo, no Jardim Everest, e comunicou as dispensas, como também a desativação momentânea do departamento profissional.

No clube desde o dia 1º de agosto quando deixou o Araçatuba, China comandou o time prudentino em quatro duelos. Ao todo, o treinador conquistou duas vitórias – ante o Paulistinha por 4 a 0 e contra o Araçatuba, 1 a 0 –, e duas derrotas – Paulistinha pelo marcador de 2 a 0 e Inter, 3 a 2. O treinador lamentou a desclassificação precoce da equipe, mas ressaltou que os motivos da queda foram falhas no planejamento, assim como a imaturidade do elenco, que contava com 34 jogadores, dos quais 18 possuem 20 anos ou menos.

"Essa divisão não tolera erros, principalmente quando esses erros ocorrem ainda no planejamento. Você até pode trabalhar com atletas mais novos no início da temporada, mas já observando o mercado para contratar jogadores experientes. Fico chateado, pois a missão não era difícil, subir com o Grêmio é fácil, pela estrutura que o clube tem, mas só a estrutura não sustenta um clube, o elenco tem que ter qualidade e experiência", desabafa China.

Sobre o futuro de sua carreira, o treinador afirmou que estuda algumas propostas, que começaram a chegar logo depois da eliminação e deve definir seu destino nos próximos dias. Já para o Grêmio Prudente resta agora juntar os cacos e começar a pensar na edição de 2014 do campeonato. A reportagem tentou contato com o presidente Breno Luis Erbella Casari para confirmar as informações passadas por China, no entanto, o mesmo não foi localizado.

 

2ª DIVISÃO



Resultados/6ª rodada/2ª fase


Grupo 10


Anteontem


Grêmio Prudente 2 X 3 Inter Bebedouro


Paulistinha 1 X 0 Araçatuba


Classificação/2ª fase

Grupo 10

1º Inter Bebedouro              16 *

2º Paulistinha                       09 *

3º Grêmio Prudente           07

4º Araçatuba                        02

 

(*) Classificados para terceira etapa

 

Composição/3ª fase

Grupo 15

Diadema

Inter Bebedouro

XV de Jaú

Matonense

 

Grupo 16

Portuguesa Santista

Água Santa

Atibaia

Fernandópolis

 

Grupo 17

Tupã

Tanabi

Primavera

Cotia

 

Grupo 18

União Suzano

Assisense

Paulistinha

Olímpia

 

Fonte: Federação Paulista de Futebol (FPF)

 

 

Ficha Técnica

Segunda Divisão 2013

Grêmio Prudente (2): Pablo; Jean (Juninho Frizzi), Guilherme, Márcio e José Pedrozo; Paulo Leomar (Paulo André), Jordy Guerreiro, Evandro e Willian Baiano; Douglas (Pedro Henrique) e Sthanner. Técnico: China

 

Inter Bebedouro (3): César Tanaka; Felipe, Willer, Matias e Felipe Augusto; Júlio César, Jefferson (Edson César), Luiz Henrique (João Marcelo) e Elvis; Osny e Mateus (Dener). Técnico: Nei Silva

 

 

Gols: Márcio contra (30 segundos/1º tempo), Mateus (37/1º tempo), Juninho Frizzi (38 e 46/1º tempo) e Dener (32/2º tempo)

Cartões amarelos: Jordy Guerreiro, Paulo Leomar e Márcio (Grêmio); Felipe, César Tanaka e Osny (Inter)

Renda: R$ 3.025,00

Público: 392 pagantes

Publicidade

Veja também