Em casa, PP espera classificar 30 caratecas

FASE REGIONAL Com a participação de 400 atletas, município recebe hoje, no Ginásio de Esportes, a 1ª Etapa do Campeonato Paulista

Esportes - THIAGO MORELLO

Data 04/03/2017
Horário 09:36


De forma inédita, a cidade de Presidente Prudente sedia hoje a 1ª Etapa do Campeonato Paulista de Caratê, que simboliza a abertura do calendário de competições da FPK (Federação Paulista de Karatê). Na quadra do no Ginásio Municipal Watal Ishibashi, a organização do evento tem a expectativa de receber 400 atletas de todo o Estado. Representado pela equipe da Semepp (Secretaria Municipal de Esporte de Presidente Prudente), o município busca classificar, no mínimo, 30 caratecas da casa.

Jornal O Imparcial Alexandre Serra: "Acredito que a chance de medalhas é bem alta"

Ao todo, 38 atletas competem pela Semepp. De acordo com o professor de caratê e técnico do grupo, Alexandre Serra, a preparação com os caratecas ocorreram meses antes da competição. "Acredito que a chance de medalha é bem alta e a equipe vai lutar por isso. Além dessa etapa, existem mais três, que todos podem participar novamente. Mas temos que aproveitar a realização que acontece em casa e buscar o melhor desempenho", afirma.

Conforme dito por Alexandre, além de Prudente, o campeonato tem outras três etapas. No decorrer dessa fase classificatória, o que vale é o último resultado. "O participante que não for bem aqui e, porventura, não conseguir a classificação, tem a chance de ir às demais etapas. Quem passa logo de cara, pode participar das outras como treino, mas pode colocar a vaga em jogo, caso venha perder. Lembrando que o que vale é a última luta", explica.

Com início marcado para 8h, o público poderá comparecer no ginásio e acompanhar o desempenho dos atletas, hoje. Ainda de acordo com o técnico, o evento aqui na cidade também é uma forma da Federação presentear Prudente pelo ano do centenário.

Para o delegado regional da Federação Paulista de Karatê, Paulo Villalva, o fato de Prudente abrir a competição também se dá pela região ser um pólo da modalidade. "Existem muitos projetos e trabalhos por aqui. É um esporte muito importante e que sempre revelou talentos pelo oeste paulista. Essa foi a forma da FPK reconhecer isso e iniciar a competição por aqui, de forma que dê oportunidades para caratecas que estão longe da capital", conclui.

Após serem classificados durante as etapas, os atletas já garantem vaga na final do Campeonato Paulista, que será disputada em São Bernardo do Campo.

 
Publicidade

Veja também