Em exposição no Tênis, artistas especiais apresentam "Meu Mundo, Minha Arte”

Telas são dos alunos do Projeto Cor que apresentam 36 dos seus trabalhos ao público em geral até o dia 2 de abril; vale a pena conferir

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 03/03/2017
Horário 10:42
 

 

"Meu Mundo, Minha Arte"! É de encher os olhos, o coração e a alma quando o ser humano surpreende a vida, por meio da arte. Principalmente aqueles que, muitas vezes, são de alguma forma excluídos por parte da sociedade. Como é o caso de pessoas com necessidades especiais. E é isso que esta edição de hoje traz, uma reflexão. Uma pergunta: quem são incapazes mesmo? Quem vive com limitações para realizar algumas tarefas ou quem os aponta? Pois bem, a resposta vem com os alunos do Projeto Cor, artistas especiais com Síndrome de Down, espectro autismo, e hiperatividade, que, após colocarem à mostra suas obras no Poupatempo, Centro Cultural Matarazzo, Apea (Associação Prudentina de Esportes Atléticos) e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), agora mostram seus trabalhos em 36 telas, no Tênis Clube de Presidente Prudente. O lançamento ocorre hoje, podendo ser visitada até o dia 2 de abril.

Jornal O Imparcial Zequinha exibe a bela obra de sua autoria em que revela a imagem de Jesus Cristo

De acordo com o professor Jorge José da Silva, desenvolvedor do projeto, cada obra revela o gosto e a personalidade de cada um dos nove artistas. "Eles que escolhem o que querem fazer. Cada tela é um desafio, pois existe em cada uma a identidade pessoal. O que gosta, sente e o agrada. Temos recebido muitos convites para expor. Agradecemos ao Tênis Clube e ao curador Erivaldo dos Santos, o Vadinho, por abrirem suas portas com carinho a mais essa bela exposição e inclusão", agradece o professor.

Segundo Jorge, as telas em pintura acrílica trazem expressões individuais de amor, carinho, religiosidade e fé, entre outros temas.

"O objetivo do projeto é atender esse público para que possa se descobrir através da arte e mostrar que são capazes de se expressarem, mesmo com todas as limitações que convivem. Eles ficam muito felizes. Todos têm potencial e mostram isso. Este ano completamos dois anos de trabalhos e agradecemos a Deus por isso", salienta o especialista em educação que vem descobrindo talentos especiais em especiais!

Vale lembrar que todas as telas estão a venda no valor de R$ 100 cada, destinado ao artista e não ao projeto.

 

Uma ideia feliz


O Projeto Cor nasceu em 1º de outubro de 2015 com a proposta de atender as limitações que cada aluno leva até o psicopedagogo Jorge. Ele, que atua como especialista em todos os campos da deficiência, como autismo, paralisia cerebral, Síndrome de Retti, deficiência intelectual, entre outros, foi feliz com a iniciativa.

"Meu maior desejo é ampliá-lo, futuramente, implantando a música e o teatro. Por meio da arte de pintar eles descobrem o talento que cada um traz em si. É um trabalho minucioso que requer dedicação e respeito com cada um deles. Se não agradar, todo trabalho pode ir por água abaixo, criando assim uma resistência por eles, principalmente com os espectros autistas", explica Jorge.

Concentração, a escolha do que será feito, as cores que utilizará, tudo isso envolve o momento de produção na pintura dos artistas. E para que tudo dê certo, o psicopedagogo enfatiza que o professor precisa entender e respeitar cada um de sua forma e levá-los a criar as obras dentro de suas capacidades com padrão de um artista profissional, para que sejam respeitados, mesmo com suas limitações.

 

 

ARTISTAS

Adib Miguel Direne, 36 anos, Síndrome de Down

Ana Beatriz Andrade de Oliveira, 12 anos, autista

Gabriel Kenzo Nakaya, 20 anos, autista

Giovana Martinez Guilete 14 anos, autista

Marcelo Augusto Direne, 41 anos, hiperativo

Maria Rita de Oliveira Ribeiro, 15 anos, Síndrome de Dow

Pedro Henrique Calil Trevisan, 34 anos, Síndrome de Down

Renan Cardoso Spolador, 24 anos, Síndrome de Down

Zequinha Scalon, 34 anos, Síndrome de Down

 

Serviço


A visitação à exposição "Meu Mundo, Minha Arte" é aberta ao público e poderá ser feita, de segunda a sábado, das 7h às 21h e aos domingos e feriados, das 7h às 19h30. Quem quiser conhecer, o Projeto Cor está situado na Rua Texas, 73, Jardim Paulistano em Presidente Prudente.

 
Publicidade

Veja também