Em fevereiro, Prudente tem retomada e fecha com saldo positivo de 186 novos empregos 

Setor de serviços alavanca recuperação com 160 novas admissões; construção, indústria e agropecuária também tiveram balanço favorável de contratações

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 04/04/2023
Horário 04:02
Foto: Rovena Rosa/ABr
Setor de Serviços puxa a retomada em Prudente, com saldo positivo de 160 novos empregos
Setor de Serviços puxa a retomada em Prudente, com saldo positivo de 160 novos empregos

Depois de iniciar o ano com um saldo negativo de empregos formais, Presidente Prudente fechou fevereiro com a retomada de novas contratações: 186 no total (2.386 admissões e 2,2 mil desligamentos). Os dados foram divulgados pelo governo federal, por meio do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), sistema que registra a movimentação de trabalhadores no mercado de trabalho formal do país. 
De acordo com o levantamento do Caged, o setor de serviços puxa a retomada em Prudente, com saldo positivo de 160 novos empregos (1.124 admissões e 964 desligamentos). Também tiveram balanço favorável de contratações, os setores:

•    da construção, com 55 contratações (223 admissões e 168 desligamentos); 
•    da indústria, com 16 novas admissões (339 admissões e 323 desligamentos);
•    da agropecuária, com 13 recrutamentos (26 admissões e 13 desligamentos). 

Tal como no primeiro mês do ano, apenas o setor de comércio apresenta saldo negativo: foram 58 demissões (674 admissões e 732 desligamentos). Em janeiro, o saldo negativo do setor foi de 160 postos de trabalho (674 admitidos ante 834 desligados). 
Em nota, a Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente) contextualizou que o comércio investe em contratações de final de ano para atender à demanda de novembro e dezembro. Diante deste cenário, segundo a associação, parte desses trabalhadores é efetivada no início do ano, mas ainda há um excedente de vagas, resultando em dispensas nos meses de janeiro e fevereiro. 
“Agora, com a Páscoa, Dia das Mães e Namorados, que são datas-chave para o comércio, espera-se um aumento nas contratações e um saldo positivo, como foi registrado no ano passado em Presidente Prudente”, pontua o presidente da Acipp, Raul Audi Junior
Por sua vez, o gerente regional do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), José Carlos Cavalcante, conta que o setor de serviços é um segmento de alta representatividade em Prudente e que, nos últimos, anos o setor vem em crescimento constante, o que seria o principal fator para explicar a contratação de novos postos de trabalho. “Por ser um setor representativo, é um setor que alguns segmentos específicos contratam mão de obra. Tudo indica que o setor, no decorrer do ano, continue em crescimento. É uma tendência. Aguardamos que o comércio continue estabilizado e que a indústria volte a se recuperar e a retomar o crescimento”, pontua Cavalcante. 

CONFIRA TAMBÉM:

Prudente inicia ano com saldo negativo de 57 empregos, aponta Caged

Publicidade

Veja também