Em funcionamento

GRAZIELA FERNANDES

COLUNA - GRAZIELA FERNANDES

Data 09/08/2020
Horário 03:09

Já está em funcionamento a Central de Atendimento à Covid-19 e Demais Sintomas Gripais. O espaço começou atendimento na quarta-feira, nas dependências do PA (Pronto-Atendimento). Esta é mais uma iniciativa para reduzir os riscos de propagação da Covid-19 nas unidades de ESF (Estratégia Saúde da Família), que dará continuidade aos demais atendimentos e programas aos pacientes. Na central, será feita a triagem e o diagnóstico através dos testes disponíveis e, após avaliação médica, se necessário, o paciente será encaminhado aos hospitais referenciados pelo Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde). O atendimento na Central de Atendimento à Covid-19 fica disponível todos os dias da semana, das 7h às 19h.

Em Narandiba

Casos suspeitos de Covid-19 e síndromes gripais também terão ponto de atendimento diferenciado na cidade de Narandiba. O Centro de Referência de Síndromes Gripais está em funcionamento das 8h às 17h, no Centro de Eventos de Narandiba. Na unidade, profissionais de saúde farão a triagem, consulta e avaliação, além de coleta de exames dos pacientes.

Em discussão

Dirigente e educadores estiveram reunidos nesta semana para discutir o possível retorno das aulas presenciais na cidade de Pirapozinho. Em pauta, as estratégias que deverão ser adotadas para o retorno. Durante uma semana, pais de alunos da rede municipal de ensino puderam se manifestar sobre a possibilidade de retorno das aulas. Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, 79% dos pais não concordam com a volta às aulas: perguntados se encaminhariam os filhos para escola se o retorno for confirmado, 73% disseram que não.

Em compasso de espera

Segundo a dirigente municipal de Educação, Dilaine Carrijo Daleffe Pereira, "há uma previsão de retomada das aulas presenciais em setembro, mas isso dependerá de inúmeros fatores, incluindo decreto governamental”. Há um movimento claro de pais de alunos que não querem o retorno das aulas enquanto estivermos em pleno enfrentamento da pandemia. Só o decorrer das próximas semanas sinalizará os rumos e as definições para essa possível volta às aulas.

Em risco

Quem passa pela Rua Rui Barbosa, em Pirapozinho, trecho entre as ruas Paulo Sérgio Molina e Penha Barbosa Castro, tem que ficar atento aos fios soltos que podem colocar em risco de acidente transeuntes e motociclistas. Trecho próximo a um supermercado, já na calçada, um morador da cidade percebeu a situação quando atravessou a rua e viu o fio solto, na altura do seu rosto. Não se trata de fios da rede elétrica, mas é um emaranhado de cabos de empresas de telecomunicação. É preciso fiscalização da concessionária de energia elétrica da cidade, para notificar as empresas que fazem uso compartilhado dos postes para que regularizem as fiações em seus pontos de uso.

Em paz

São muitos os órfãos desta pandemia. Hoje, é mais uma daquelas datas que machucam os corações dos filhos que choram as perdas de seus pais neste domingo. Sem dúvida, 2020 ficará marcado como um ano que devastou a vida de muitas pessoas. Gente que sente as dores de perder seus entes queridos, que não pode fazer seus rituais de despedidas. Hoje é um dia saudade e reflexão. Os corações partidos pela perda inesperada de quem tanto amam e que, hoje, sequer poderão cumprir mais um rito: o de visitar túmulos de seus pais no cemitério de Pirapozinho, os portões estão fechados para a visitação. E mesmo que esse sentimento de saudade, por instantes pareça, tristeza, nos leve às lágrimas, vamos por um instante respirar fundo e fazer um agradecimento pela eterna lembrança dos pais que partiram, seus ensinamentos, suas histórias. Para quem tem a presença de seu pai, momento de gratidão pela sua vida e saúde. Agradecer traz consolo e paz. Sigamos. Até a próxima.
 

Publicidade

Veja também