Em live, Dary Avanzi conta história das comunicações na década de 60 em Prudente

Transmissão ao vivo ocorre neste sábado, a partir das 16h, na página do Facebook da Sociedade de Livres Pensadores de Prudente

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 25/08/2020
Horário 15:46
Divulgação - Avanzi iniciou sua história nas telecomunicações aos 15 anos
Divulgação - Avanzi iniciou sua história nas telecomunicações aos 15 anos

Do telégrafo à internet, as telecomunicações avançaram muito nos últimos anos. Para falar sobre "As comunicações na década de 60 em Presidente Prudente", o telegrafista e radiotelegrafista Dary Bonomi Avanzi é o próximo convidado da Sociedade de Livres Pensadores de Prudente para a transmissão ao vivo que será realizada neste sábado, a partir das 16h, no Facebook

Durante o bate-papo, Dary Avanzi abordará a evolução das telecomunicações, partindo do primeiro e segundo telégrafos, cabo submarino, teletipo, ondas eletromagnéticas e internet. "Há 60 anos, nem existia televisor em Prudente; o telefone, por exemplo, levava pelo menos 10 horas para completar uma ligação", adianta. 

Avanzi iniciou sua história nas telecomunicações aos 15 anos de idade, sendo considerado o telegrafista mais jovem de Presidente Prudente. Trilhou o caminho das telecomunicações desde o telégrafo primitivo, de Samuel Morse, internet até a comunicação espacial. 

 

Biografia 

Nascido em 1943 no município de São Manuel (SP), entre 1956 e 1957, cursou na Escola Ferroviária de Botucatu o curso de Transportes e Comunicações. Aos 15 anos, foi nomeado telegrafista efetivo na ferrovia de Presidente Prudente. Nos anos seguintes, aprendeu a telegrafia por rádio, tornando se radiotelegrafista.  

Além de servir a ferrovia, colaborou com emissoras para a recepção de notícias via Código Morse, expedidas por agências nacionais e internacionais. Dessas, era elaborado o jornal falado da ZYR84.

Dentre as principais grandes notícias, encontram-se a Revolução Cubana de 1959, Guerra do Vietnã, Guerra Fria, conflitos permanentes entre Israel e países do oriente médio, além de catástrofes mundiais. Participou da inauguração da Estação Ferroviária de Teodoro Sampaio, em 1961. Em 1965, foi transferido para a Estação Júlio Prestes, em São Paulo.  

Em 1971, foi nomeado radiotelegrafista do Palácio do Governador, nos mandatos de Laudo Natel, Paulo Egydio, Paulo Maluf e Franco Montoro. Em julho de 1980, foi escolhido para ser o radiotelegrafista do Papa João de Deus, em sua visita ao Brasil. 

Atualmente, é diretor do Grupo Avanzi, empresa de consultoria que atende grandes grupos nacionais, e ministra palestras sobre os primórdios da Comunicação.

Publicidade

Veja também