Um morador de Presidente Bernardes, 37 anos, foi autuado pela Polícia Militar Ambiental em R$ 15 mil pela prática de maus-tratos a animais domésticos. Nesta quinta-feira, uma equipe se dirigiu até a chácara do envolvido, na Vila Nova, onde se deparou com um cavalo morto e outros quatro infestados de carrapatos. Dois dos equinos apresentavam quadro de diarreia aguda e, uma égua, possuía uma miíase, condição parasitária em que larvas de moscas infestam tecidos, no órgão genital.
“Em contato com o responsável, este informou que esteve no local na última sexta-feira, 26 de setembro, e não notou nada de errado com os animais, ficando surpreso com a notícia do policiamento ambiental dando conta das condições dos animais”, relata o policiamento ambiental.
Conforme a corporação, o envolvido se prontificou a levar os animais para outro pasto e um médico veterinário deverá visitar o novo espaço nesta sexta-feira para realizar exames e medicar os equinos. Ainda informou que providenciaria o enterro do cavalo que foi a óbito.
“A notícia crime será oficiada à Polícia Judiciária local, por ‘in tese’ infringir o disposto no artigo 32 da Lei Federal 9.605/98 e o envolvido responderá criminalmente. Cabe ressaltar que a multa por maus-tratos é de R$ 3 mil por animal e, em caso de evento morte, ela dobra”, conclui a Polícia Ambiental.

Foto: Polícia Militar Ambiental
Responsável ainda indicou que providenciaria enterro do cavalo que foi a óbito