Jerusa Geber tem novo recorde nos 100 m e garante ouro na Índia

Atleta paraolímpica, que treina em PP, participa do Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico de Nova Déli, e conquista o tetracampeonato da prova

Esportes - Cassia Motta

Data 02/10/2025
Horário 20:32
Foto: Cedida
Jerusa Geber e o guia Gabriel Aparecido dos Santos Garcia recebem a medalha de ouro em Nova Déli, na Índia
Jerusa Geber e o guia Gabriel Aparecido dos Santos Garcia recebem a medalha de ouro em Nova Déli, na Índia

Jerusa Geber dos Santos, 43 anos, que treina em Presidente Prudente, arrebentou na final dos 100m T11 (classe para pessoas cegas), para conquistar o tetracampeonato da prova. Ela quebrou recorde da competição com 11s81, ficando apenas a um centésimo do próprio recorde mundial. “A gente quase conseguiu bater o recorde mundial. Ela estabeleceu um nono recorde da competição e garantiu a medalha de ouro, totalizando 12 medalhas na carreira dela. Se ela ganhar mais uma, ela se torna a atleta com mais medalhas em mundiais”, disse o técnico e marido de Jerusa, Luiz Henrique Barbosa da Silva.

Luiz Henrique disse que a participação dela no mundial tem sido positiva. “Tanto pra mim, como para o Gabriel, que é o guia e para Jerusa, é muito satisfatória a nossa participação. Levar essa medalha pra casa é mais um desafio de estar se superando. É o que a gente sempre fala, superar aquilo que a gente quer, então é uma luta constante, até mesmo porque a Jerusa é a atual recordista mundial da categoria dela”.

Ele ressalta que Jerusa bateu o recorde mundial três vezes, por isso ela vem tentando se superar a cada ano. “Ela vem tentando melhorar cada vez mais, juntamente com o Gabriel, e a medalha é uma consequência e a gente está muito feliz. E o legal, como a gente sempre fala, é a energia do oeste paulista que vibra muito com os resultados. A gente sente esse carinho, essa torcida, através das redes sociais dela. Ela fica muito feliz”.

Mas, a competição não acabou para Jerusa. A atleta volta à pista neste sábado para os 200m, ainda em Nova Déli. “Depois desse campeonato, nós voltamos para o Brasil, porque no dia 9 ela está indo para um outro Campeonato Mundial de Paraciclismo, que ela também agora está no paraciclismo. Ela conseguiu o índice e vai participar da competição que será no Rio de Janeiro. A partir do dia 9 ela se integra à seleção de paracilismo”.

Cedida

Gabriel, Jerusa e Luiz Henrique comemoram mais uma conquista

Publicidade

Veja também