Em Presidente Venceslau, Polícia Civil apreende 169 cigarros eletrônicos

Responsáveis pela venda dos aparelhos, mais conhecidos como vapes ou pods, que têm comercialização proibida no Brasil pela Anvisa, serão investigados

REGIÃO - MELLINA DOMINATO

Data 26/03/2024
Horário 10:04
Foto: Deinter-8
Operação “Não Pod” recolheu ainda refis, essências, resistências e celulares
Operação “Não Pod” recolheu ainda refis, essências, resistências e celulares

Com o objetivo de reprimir crimes contra a saúde pública relacionados com a venda de cigarros eletrônicos, conhecidos como vapes ou pods, inclusive para menores de 18 anos, a Polícia Civil de Presidente Venceslau desencadeou nesta segunda-feira a Operação “Não Pod”. Na ação foram apreendidos 169 cigarros eletrônicos, seis resistências, 52 refis, 15 essências e cinco celulares. “Os produtos serão objeto de exames periciais. Os responsáveis serão investigados pela Polícia Civil”, destaca o órgão.
A apuração em relação ao caso, conforme o Deinter-8 (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior), se iniciou a partir de denúncias anônimas contra esse tipo de comércio no município. “A Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], que tem por finalidade institucional promover a proteção de saúde da população e também fiscalizar produtos e serviços que envolvam risco à saúde pública, através da Resolução de Diretoria Colegiada 46/2009, proibiu, em todo território nacional, a comercialização, a importação e a propaganda de todos os tipos de dispositivos eletrônicos para fumar, conhecidos como cigarros eletrônicos, tendo em vista possíveis doenças pulmonares causadas pelo uso desses dispositivos”, destaca.
“A Polícia Civil conta com a colaboração da população para informar aqueles que ainda persistam com o comércio desses produtos, o que não é permitido no país. Os canais disponíveis são o Disque Denúncia, pelo número 181 ou pelo endereço eletrônico www.webdenuncia.sp.gov.br/cidadao/denuncie”, finaliza.
 

Publicidade

Veja também