Em Prudente, 18% deixam de comparecer em consultas da rede municipal de saúde

Em 2023, 780.875 atendimentos foram agendados nas 27 unidades, entre UBSs e ESFs, no entanto, houve 141.237 faltas, cujos pacientes não informaram ausência

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 07/03/2024
Horário 04:05
Foto: Maurício Delfim Fotografia
Conforme Prefeitura, ausências comprometem atendimento diário nas unidades de saúde
Conforme Prefeitura, ausências comprometem atendimento diário nas unidades de saúde

Em 2023, 780.875 consultas foram agendadas nas 27 unidades de saúde de Presidente Prudente, entre UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e ESFs (Estratégias Saúde da Família). No entanto, houve 141.237 faltas aos atendimentos, o que significa que 18% das vagas disponibilizadas pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) não foram utilizadas conforme o planejamento prévio da pasta. As informações são da Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), a qual explica que, para compensar os horários ignorados pelos faltosos, todas as unidades atendem demanda espontânea. Dessa forma, após escuta e acolhimento pela equipe, conforme a avaliação dos profissionais, o paciente é encaminhado de imediato para atendimento médico.

De acordo com a Prefeitura, as ausências comprometem o atendimento diário nas unidades de saúde, já que os profissionais das equipes se organizam conforme agenda. “O absenteísmo acaba por prolongar o tempo de espera para uma nova consulta, atraso no diagnóstico, descontinuidade no tratamento, podendo ocasionar insatisfação com a qualidade do serviço, além de aumentar as demandas de urgência e emergência”, argumenta a Sesau, por meio da Secom.

Desmarcar com antecedência

Frisa a pasta que é importante que os moradores que não puderem comparecer desmarquem com antecedência suas consultas. “O paciente pode entrar em contato com a unidade através do telefone ou, se for do território de ESF, falar com o agente de saúde, que procederá a abertura de vaga na agenda do profissional médico”, recomenda.

Sobre a existência de uma equipe que possa fazer as confirmações dos agendamentos junto aos pacientes a fim de evitar as faltas, o município esclarece que, “neste momento, para as consultas da atenção básica [saúde da família, pediatra, ginecologia e clínica médica], não realiza a confirmação, pois o paciente sai da unidade de saúde com a data e horário do agendamento em mãos”. 

“Somente para as consultas de especialidades via Cross [Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde] existe essa confirmação prévia”, aponta, sobre os cadastros de pacientes realizados diretamente pelas unidades de saúde vinculadas ao SUS (Sistema Único de Saúde) no Siresp (Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo), disponibilizado pela Cross, por meio da Secretaria de Estado da Saúde.

Publicidade

Veja também