Em Prudente, Gaema reúne Defesa Civil e Corpo Bombeiros por medidas contra desastres

Questionário para diagnóstico das estruturas municipais será elaborado com vistas à proteção da vida, do meio ambiente e do patrimônio da população

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 25/11/2025
Horário 09:17
Foto: MPE
Reunião tratou de informações sobre viaturas, equipamentos, efetivo e dificuldades operacionais
Reunião tratou de informações sobre viaturas, equipamentos, efetivo e dificuldades operacionais

Um novo questionário para diagnóstico das estruturas municipais deverá ser elaborado com o intuito de garantir o fortalecimento da estrutura regional da Defesa Civil, com vistas à proteção da vida, do meio ambiente e do patrimônio da população. A decisão foi tomada em reunião ocorrida na última semana, entre o promotor de Justiça do Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente) - Núcleo Presidente Prudente, Gabriel Lino de Paula Pires, e coordenadores municipais de Proteção e Defesa Civil da região, assim como representantes do órgão estadual e do Corpo de Bombeiros. 

“O encontro teve como objetivo alinhar medidas conjuntas, detalhar a estrutura atual dos municípios e diagnosticar as principais carências na prevenção e resposta a desastres, especialmente no período de estiagem”, destaca o MPE (Ministério Público Estadual).

Ainda durante a reunião, houve apresentação de informações sobre viaturas, equipamentos, efetivo de brigadistas e dificuldades operacionais e estruturais. Os presentes também ressaltaram a necessidade de atuação integrada entre municípios, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

Foram destacados episódios recentes, como o incêndio subterrâneo registrado nas proximidades do Sesi (Serviço Social da Indústria), em Prudente, e o incidente ocorrido em festa universitária, em Regente Feijó, onde uma morreu após uma queda de uma estrutura durante um temporal, reforçando a necessidade de articulação preventiva.

O capitão do Corpo de Bombeiros, Marcos Antonio Machado Junior, enfatizou a importância da capacitação contínua, da atualização dos cadastros de coordenadores e da manutenção dos canais de comunicação com o Centro de Operações da corporação, o serviço 193.

Além da elaboração do novo questionário, ficou acordada a realização de uma nova reunião com a convocação dos municípios ausentes. “O município de Marabá Paulista destacou-se ao relatar a existência de gratificação aos brigadistas, modelo que pode servir de exemplo a outros gestores”, destaca o MPE.

Publicidade

Veja também