Em Santo Expedito está o maior santuário edificado ao santo das causas urgentes do Brasil

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 18/07/2023
Horário 04:15
Foto: Cedida
Caminho para o Santuário de Santo Expedito: o maior do Brasil
Caminho para o Santuário de Santo Expedito: o maior do Brasil

Leitores e devotos de Santo Expedito, em contato com a coluna, asseguram que no Brasil existem várias capelas e igrejas ao Santo das Causas Urgentes. Admitem que para cultuar a fé não se exige tamanho dos templos, mas na sua totalidade esses devotos garantem que no município de Santo Expedito está realmente o maior santuário edificado para o santo no Brasil. Um devoto de Presidente Prudente afirmou que em todo o mundo ainda não se conhecem templos maiores que o santuário na cidade.

DIA 19
No dia 19, quarta-feira, é esperado um grande número de fiéis e devotos da região que aqui estarão para as visitas mensais, para agradecer graças alcançadas ou mesmo fazer seus pedidos e orações no maior espaço de devoção a Santo Expedito do país.

VISITAS
As visitas serão de carro, mas muitos ainda preferem caminhadas para melhor demonstrar e dignificar a fé. Os católicos têm na caminhada a mostra de que o uso da força física é uma forma de que todos sintam que a penitência ainda é um instrumento de se expressar.


O comerciante A.P.S., de Dracena, sempre roga a Santo Expedito que concretize o seu pedido de conseguir algo que ele considera importante. Por quatro vezes ele vem para o grande encontro de fiéis e ao mesmo tempo participar da missa das 15 horas. Mesmo não tendo conseguido receber essa graça, nunca perdeu as esperanças e disse que na quarta-feira passada, em sonho, Santo Expedito deixou claro que ele não deve perder as esperanças, pois seu pedido será realizado. Ele assegurou que nunca perdeu as esperanças e muito menos a fé.

MOTO
O motociclista João Carlos foi um dos primeiros a chegar a Santo Expedito na grande motorromaria e, da mesma forma, um dos primeiros a receber as bênçãos com água benta aspergida por padre Umberto, reitor do Santuário de Santo Expedito. É de Dracena e foi independente até aquela cidade. Tem um carinho muito grande pela sua máquina, mas depois de estar na grande concentração no município e na bela festa, já recebeu duas propostas para venda de sua motocicleta. Nas duas vezes ele assegurou que “ela não está à venda”.

TRANQUILIDADE
A 17ª Motorromaria transcorreu na maior tranquilidade, sem incidentes. Segundo organizadores, era realmente uma festa para aumentar e santificar ainda mais as amizades e devoções dos motociclistas, que aqui estiveram com clima de muita paz. Apesar do grande número de motos que podia ser visto em várias partes e todas regularmente estacionadas, não houve qualquer ação de meliantes contra as mesmas.

AJUDA
Durante o evento, um motociclista teve problema mecânico em sua máquina, mas, de imediato, foram vários colegas que o socorreram, pois, entre eles, havia um mecânico que deu assistência e nada foi cobrado pelo serviço.

ADESÃO
A ideia de que a 18ª Motorromaria será novamente em julho do próximo ano agradou a muitos. Ainda mais quando se anuncia que o início aconteça no dia anterior, com ampliaçãos de ações dentro da programação, foi bem aceita pelos motociclistas. Alguns que decidirem participar já estarão buscando hospedagem com bastante antecedência no hotel ou na pousada.

CAMPING
Um motociclista de Adamantina manda a sugestão aos organizadores para que se providencie uma área de camping para poder abrigar ao grande número de participantes. Acredita ele que com o sucesso desse ano, o próximo terá mais participantes, e o movimento será ainda maior.

ALMOÇO
O almoço beneficente sempre após as missas dos romeiros tem sido de grande procura, pois os visitantes e até mesmo os expeditenses têm uma opção para o domingo. No grupo de Whatsapp, foi feita a divulgação de mais detalhes. No domingo, um membro indagou: “Alguém, por favor, pode informar qual o cardápio do almoço de hoje, obrigada”. Logo em seguida um participante atento respondeu: “Mocotó, pirão, e sobrecoxa assada, farofa, arroz, feijão e saladas, ovo frito”. A mensagem foi repassada para muitos e, descobriram que, pelo zap, todos ficam sabendo e o cardápio é divulgado.

REENCONTRO
Um motociclista de Lucélia veio para grande festa e também agradecer ao santo por uma graça alcançada. Ficou admirado com tantas máquinas que invadiram toda a pequena cidade. No entanto, segundo ele, a graça maior foi poder reencontrar um amigo de infância que não via há mais de 10 anos. Foi um grande presente para os dois, os quais asseguram que tudo foi feito por graças de Santo Expedito, pois se os dois não tivessem fé no santo, provavelmente esse reencontro não seria possível.

DESDE PEQUENA
Ana Maria, de Presidente Prudente, é devota de Santo Expedito e, por esta razão, acompanha esta coluna semanalmente e faz questão de uma leitura em família, pela diversificação dos assuntos e por propagar a imagem do santo de uma maneira bem jornalística. Esteve quando na motorromaria e trouxe consigo a filha Mariana, de 13 anos, que há muito pede aos pais que a traga para conhecer a santuário e, ao mesmo tempo, sentir o movimento de fiéis. Ana trouxe a filha que ficou maravilhada e pediu um retorno quando de outros eventos que aconteçam na cidade. Mariana prometeu para a mãe que será uma aluna exemplar e espera que como prêmio a traga sempre para Santo Expedito.

TURISMO
Uma devota de Santo Expedito, prudentina, professora e amante dos potenciais turísticos da região, encaminhou uma mensagem para a coluna dizendo-se satisfeita pelo potencial da cidade. Tem condições de abrir mais espaço para o turismo, pois, além de contar com a mídia impressa dando todo destaque, das festas de Santo Expedito, por si só, as cavalgadas, como também as motocarreatas, já se identificam como um fato turístico. Ela acredita que o prefeito Nenê Bettio e seus colabores diretos do setor, Alan Cesar de Souza Silva, presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e Lilian Florentino de Oliveira, da Coordenadoria do Turismo, ambos de Santo Expedito, têm pela frente muito a ser explorado e assim elevar ainda mais os eventos para engrandecer a força do município.

FÉ EM TROVAS
Vejo Santo Expedito
Como grande intercessor
Que leva as minhas preces
Para Deus Pai Criador
                                                  (José Costa)

Fotos: Google

Algumas igrejas e capelas de Santo Expedito pelo Brasil (google)

Publicidade

Veja também