Em São Paulo, a menor taxa de homicídios da história

OPINIÃO - João Doria

Data 15/06/2019
Horário 04:05

A polícia de São Paulo foi, em grande medida, a responsável pela enorme redução do número de homicídios, principalmente de jovens, negros e pobres das periferias. Isso não é uma opinião: é um fato objetivo referendado por estatísticas oficiais.

Os mais recentes dados foram publicados no Atlas da Violência 2019 do Instituto de Pesquisas Aplicadas (Ipea).

Enquanto os homicídios no Brasil cresceram 36,1% desde 2007 – chegando a 65.602 mortos em 2017, o que nos coloca na vergonhosa liderança mundial em número absoluto de assassinatos -, nesse mesmo período São Paulo reduziu em quase 30% esse tipo de crime.

A absurda desigualdade racial da violência letal do Brasil levou a que, em 2017, 75,5% das vítimas foram indivíduos jovens negros ou pardos.

Ou seja: de cada quatro pessoas assassinadas, três eram negros ou pardos.

Enquanto o número de homicídios nesse grupo aumentou mais de 62% nos dez anos da pesquisa (2007/2017) em todo o país, em São Paulo ele regrediu quase 17% no mesmo espaço de tempo.

Hoje, o Estado tem a menor taxa de homicídio de negros do Brasil. E essa tendência se acentuou ainda mais em 2019.

Nos quatro primeiros meses deste ano, o número geral de homicídios caiu 5%, e São Paulo alcançou a menor taxa de homicídios da história, com 6,5 assassinatos por 100 mil habitantes.

Há conquistas também no combate aos crimes contra o patrimônio. De janeiro a maio deste ano, houve redução de 8,2% dos roubos em geral em comparação ao mesmo período do ano passado.

Os roubos de veículos e de cargas caíram muito mais: 16,6% e 20,8% respectivamente. A queda, em grande medida, está relacionada às operações ostensivas São Paulo Mais Seguro e Rodovia Mais Segura, que criamos em janeiro.

Nunca se prendeu tanto em São Paulo. De janeiro a abril, colocamos atrás das grades 62 mil criminosos, um aumento de 7% em relação ao mesmo período de 2018 (58 mil).

Todos esses resultados são fruto do espetacular trabalho dos policiais de São Paulo. E sabemos valorizar esse trabalho. Compramos equipamentos melhores, criamos a homenagem Policial Nota 10 e também pagamos mais de R$ 230 milhões de bônus por mérito e resultados.

Reitero meu compromisso: a melhor polícia do Brasil também será a mais bem remunerada força estadual do país até o fim de nossa gestão.

Segurança é cidadania. Vamos trabalhar para que esta conquista de São Paulo se perpetue, para o bem de todos.

 

Publicidade

Veja também