Em seis meses, 70 pessoas são atropeladas no trânsito prudentino

Com o objetivo de conscientizar a população, Semav realiza, em setembro, campanha com foco no pedestre

 

No primeiro semestre deste ano, os atropelamentos de pedestres em Presidente Prudente aumentaram 4,4%, segundo informações da Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública). Em 2013, de janeiro a junho foram 67 atropelamentos, enquanto este ano, no mesmo período, o número subiu para 70.

Diante a importância da proteção ao pedestre, a Semav realiza, de 18 a 25 de setembro, a campanha "Pedestre, você faz parte do trânsito, dê sinal de vida", inserida na Semana Nacional de Trânsito, celebrada no período.  Neste ano, a temática nacional será "Cidade para as pessoas: Proteção e prioridade ao pedestre".

Jornal O Imparcial Alunos do Cidadescola fizeram abordagem educativa de motoristas e pedestres, ontem

Ainda de acordo com dados divulgados pela Semav, no primeiro semestre de 2014, os acidentes no trânsito com vítimas receberam um aumento de 11,4%, indo de 635 ocorrências para 708. Já os acidentes sem vítimas diminuíram 6,6%, de 1.982 para 1.851. Também foi registrado decréscimo de 50% no número de mortes no trânsito, que foi de 4 ocorrências para 2. E os acidentes ocasionados por embriagados diminuíram 81,2% - de 80 casos para 15.

 

Campanha

Conforme a Semav, durante a campanha, motoristas e pedestres serão orientados quanto à postura e responsabilidade de cada um no trânsito.  O objetivo é conscientizar a população com o intuito de tornar o trânsito mais gentil e seguro. Apesar de intensificar o trabalho de conscientização durante a semana, a pasta realiza ações durante todo o ano. Ontem, por exemplo, alunos da Oficina de Educação para o Trânsito do Cidadescola auxiliaram na conscientização de motoristas em frente à Escola Municipal Maria do Socorro Brito de Almeida.

Esta semana, a pasta apresentou, na sede do Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Presidente Prudente), as propostas para as comemorações da Semana Nacional de Trânsito no município. As ações realizadas contaram com parceria entre a Semav, Detran, Polícia Militar, entre outros.

 

Ações educativas

Os interessados em participar das ações de educação para o trânsito e da Semana Nacional de Transito podem entrar em contato através do telefone 3908-7011, com Mauro Mattos ou Renato Gouvea. O mesmo pode ser feito também pelo e-mail: edtransito.semav@presidenteprudente.sp.gov.br.
Publicidade

Veja também