Em show, Anderson Chizzolini mostra sua paixão pelo violão

Percorrendo ritmos latino-americanos, prudentino é a atração deste sábado, às 16h, do Múltiplos Sons [em casa]; transmissão ocorre pelo YouTube

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 28/11/2020
Horário 07:00
Foto: Divulgação
Bacharel em Violão Erudito, músico começou a compor após o término da graduação e não parou mais
Bacharel em Violão Erudito, músico começou a compor após o término da graduação e não parou mais

Reverenciar a diversidade musical da América Latina é o que faz o violonista Anderson Chizzolini, em show transmitido pelo canal do Sesc Thermas de Presidente Prudente no YouTube, neste sábado, pelo Múltiplos Sons [em casa]. A partir das 16h, o público conhece ritmos característicos da região, percorrendo culturas por meio de arranjos instrumentais.
Transitando entre valsa, milonga, maracatu, polca, baião e canção, estéticas rítmicas que têm suas facetas erudita e popular desenvolvidas nas composições, o músico prudentino Anderson Chizzolini divide com o público sua paixão pelo violão e pelos ritmos do Brasil e da América Latina em apresentação virtual.
Na estrada há 14 anos, ele conta que veio de uma família musical. Sua mãe, professora de violão – o principal instrumento de Anderson –, se apresentava ao lado do marido e de uma banda de baile. “Meu despertar para a música foi com 16 anos. Eu vi minha mãe lendo uma partitura. Me deu um estalo e, daí para frente, eu não me via em outra profissão”, relembra.
Bacharel em Violão Erudito, o músico começou a compor após o término da graduação e não parou mais. Ao longo da carreira, participou de concursos de abrangência nacional, como o Festival da Canção Brasileira, do Sesi (Serviço Social da Indústria), e o Concurso Novas, alcançando resultados notáveis.
“O show que foi gravado para o Múltiplos Sons é um apanhado da produção dos últimos anos. Cada música desse trabalho nasceu da observação calma e lenta dos acontecimentos da vida e dos rompantes de saudade, tristeza, alegria e amor”, observa Chizzolini sobre a apresentação de hoje.
Entre histórias sobre composições, carreira e interpretação das músicas, o artista promete um show de violão solo bem ritmado, apresentando composições autorais instrumentais. 

Aula de ioga no domingo

Respirar para acalmar, manter o foco e a concentração. Esse simples ato, quando realizado atentamente, é capaz de despertar a consciência da energia vital presente no corpo, com benefícios comprovados cientificamente. É com essa ação que a educadora do Sesc Thermas, Daniela Reis, inicia o episódio de domingo do Ioga para Todos [em casa], disponibilizado no canal do Sesc Thermas no YouTube a partir das 10h, podendo ser assistido a qualquer momento.
“A aula apresenta algumas técnicas de observação e controle da respiração e, após conhecer e vivenciar um pouco dos exercícios propostos, evolui para um pranayama chamado Anuloma Viloma”, explica a iogue sobre a prática de respiração alternada, responsável pela oxigenação dos pulmões e controle da ansiedade. “Como toda técnica, é preciso estabelecer uma rotina para praticar e apropriar-se desses benefícios”, complementa.

SERVIÇO
Como assistir aos shows e às aulas:
YouTube > youtube.com/sescthermasprudente

Acervo/Sesc

Daniela Reis vai apresentar algumas técnicas de observação e controle da respiração

Publicidade

Veja também