Em tempos de pandemia, organização de eventos sempre pede um plano B

OPINIÃO -

Data 26/02/2021
Horário 04:15

Desde quando a pandemia foi decretada, em março do ano passado, a classe artística se viu de mãos atadas, sem ter muito que fazer. Com o boom das lives, os cantores mais famosos viram a oportunidade de mostrar seu trabalho, inovando em cenários e figurinos, até mesmo dentro de casa. Já aqueles que estavam acostumados a cantar nos barzinhos precisaram, muitas vezes, investir em outra área, se virar como pode, para conseguir uma renda extra. O pessoal do circo, da música e até do teatro resolveu aderir ao antigo formato drive-in, onde as apresentações são conferidas pelo público de dentro dos carros.
Muitos eventos tradicionais durante este um ano de isolamento foram cancelados. Exposições, feiras agropecuárias, rodeios, festas religiosas e gastronômicas. A mais recente, o carnaval. 
Vez ou outra, vemos alguns acontecendo, seguindo, para isso, uma série de medidas que visam impedir a transmissão do novo coronavírus. Além, é claro, de muitas adaptações. Não dá pra fazer um cronograma antecipado e garantir que, até a data do evento, nada muda. É preciso cautela, é preciso cumprir o que determinam as autoridades de saúde, é preciso sempre pensar num plano B, caso o programado não possa acontecer como esperado.
Na edição de quarta-feira, divulgamos neste diário sobre a FAAPP (Festa Anual da Arte e Artistas de Presidente Prudente), que será realizada de 1º a 4 de abril, no Centro de Eventos IBC. Falta pouco mais de um mês. O evento, conforme a programação prevista, contará até então com atividades presenciais e online, seguindo à risca as medidas de segurança. 
Realizada há 16 anos na cidade, a festa reúne anualmente milhares de apreciadores da arte e cultura. Uma grande oportunidade para artistas de Prudente e região mostrarem seus talentos, nas mais diversas áreas. Haverá exposições de artes plásticas, apresentações musicais, teatrais e de dança, oficinas, literatura de cordel, fotografia, entre outras. Muita coisa poderá ser conferida pela internet, com transmissões ao vivo. E haverá também aquelas com presença de público – esperamos que a situação esteja melhor até lá -, que terá que fazer o uso de álcool em gel, máscaras e luvas para frenquentar o local.
O ideal, como vem sendo feito, é se preparar certinho, pensar em tudo e em todos. Um evento importante que deve e merece - com toda precaução - ser mantido! Ainda que precise, não se sabe, ser totalmente virtual...

Publicidade

Veja também