Responderá criminalmente por maus-tratos a uma vaca, um morador do Bairro da Estação, em Teodoro Sampaio, proprietário do animal, que foi encontrado pela Polícia Militar Ambiental, nas imediações de uma estrada rural, deitado ao solo ao lado de um bezerro, com escore corporal magro, ossos da coluna aparentes, sem água e alimento próximos. Sua pata traseira esquerda estava amputada e infestada de moscas, com possível miíase, parasitose causada pela infestação de larvas de moscas em tecidos vivos ou mortos.
“O envolvido alegou que o bovino é de sua propriedade e, quanto aos cuidados, foi até um veterinário e foi informado sobre os medicamentos a serem administrados, sendo feita a medicação por conta própria, informando ainda que passa mata bicheiras e que o animal está magro devido a ter dado cria há pouco tempo, pois está amamentando o bezerro”, informa o policiamento ambiental.
“Devido o envolvido não prestar socorro veterinário adequado, deixar o animal sem água e sem alimentação disponível e permitir que a vaca amamentasse o bezerro mesmo estando doente e debilitada, o homem foi autuado em R$ 3 mil por praticar ato de maus tratos a animal doméstico”, destaca a corporação. O autuado foi orientado quanto a procurar auxílio veterinário de imediato para o bovino e dar as condições de tratamento adequadas”, finaliza o órgão, que apresentará a ocorrência via ofício à Polícia Civil.