Em visita a Prudente, Doria anuncia criação da Aglomeração Urbana

Medida facilita o acesso a recursos para obras em todos os setores, seja no âmbito estadual, federal e internacional: “A tomada de decisões em conjunto”

REGIÃO - WEVERSON NASCIMENTO

Data 24/06/2021
Horário 21:06
Foto: Weverson Nascimento
Audiência: governador anunciou investimentos nas áreas de logística, habitação e saúde, entre outras 
Audiência: governador anunciou investimentos nas áreas de logística, habitação e saúde, entre outras 

Um dos principais projetos da Secretaria de Desenvolvimento Regional, em 2021, é a nova organização territorial regional do Estado. A criação da Aglomeração Urbana de Presidente Prudente, inclusive, foi uma das medidas anunciada na manhã de hoje pelo governador João Doria (PSDB), durante audiência pública realizada no Teatro César Cava, na capital do oeste paulista. A proposta, desenvolvida em parceria com a Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), também classificou a região de Presidente Venceslau como microrregião.
De acordo com o governador, transformar o pontal e ter Presidente Prudente como sede da base para a aglomeração urbana facilita o acesso a recursos para obras em todos os setores, seja no âmbito estadual, federal e internacional. “É um sonho de muitos anos dessa região. Essa Aglomeração Urbana facilita acesso a recursos para obras de infraestrutura, investimento na saúde, educação, agronegócio, cultura, esporte, proteção social e os demais setores. É uma outra etapa na vida do pontal”, afirmou Doria.  
A ação faz parte do programa Pontal 2030, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Regional lançada neste ano com o objetivo de alavancar o índice de IDH (Desenvolvimento Humano) da região do extremo oeste do Estado. O programa visa promover o fortalecimento local, o desenvolvimento sustentável, a regularização fundiária e a redução das desigualdades sociais, bem como apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar, à infraestrutura, telemedicina, oncologia e outras especialidades médicas, abertura de novos leitos hospitalares, e atração de investimentos por meio de polos e arranjos produtivos locais, entre outras iniciativas.
O secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, por sua vez, pontuou que a visita da comitiva do governador veio para trazer investimentos e avançar com o projeto que visa melhorar a qualidade de vida de toda população do Pontal do Paranapanema. A instalação da Aglomeração Urbana, segundo ele, proporcionará a descentralização, ou seja, a tomada de decisões em conjunto - proferida por prefeitos e o governo estadual - quanto à região. “É um planejamento, que, sobretudo, atrairá investimentos para região é colocará ela como uma das mais importantes do país”, reforçou Vinholi. 

Conquista regional

O prefeito de Presidente Prudente e presidente da Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema), Ed Thomas (PSB), destacou esperança diante da criação da Aglomeração Urbana. “É um dia histórico! Agora precisamos de um debruçamento nesse projeto para que ele dê segurança jurídica a todos nós”, frisou. Esse documento, segundo ele, atrairá novos investimentos e a geração de emprego e renda. 
A prefeita de Presidente VenceslauBarbara Vilches (PV), também tratou o momento com um marco histórico para região. “Estar prefeita em Presidente Venceslau, que será uma microrregião, é uma grande honra e satisfação. É a oportunidade de mostrar a nossa união em prol de um bem maior, que é o que se pede no atual momento político”, destacou.
Vilches também acrescentou que a criação da Aglomeração Urbana de Presidente Prudente trará, dentre as propostas, a regularização fundiária, algo que considera fundamental para o início do desenvolvimento. “É estabilidade jurídica para os nossos produtores rurais que desenvolvem e fazem a nossa região acontecer”. 
Durante a visita, inclusive, Doria, secretários e coordenadores de projetos também mencionaram o deputado estadual Mauro Bragato (PSDB), como um dos grandes incentivadores de programas voltados ao desenvolvimento da região do Pontal do Paranapanema. O parlamentar, inclusive, vem trabalhando ao longo dos anos com ações que visam executar ou dar celeridade às funções públicas de interesse regional como a regularização de terras, incentivo à agricultura, agroindústria, turismo regional, investimentos nas áreas de infraestrutura, saúde, educação e serviços entre outras áreas que visam o desenvolvimento econômico da 10ª RA (Região Administrativa) do Estado de São Paulo.
Bragato agradeceu o reconhecimento prestado e pontou que a região fará um bom trabalho diante da nova medida de desenvolvimento regional. “A Aglomeração Urbana vem com uma linha econômica para que os municípios consigam se integrar em todas as áreas”, reforçou. O parlamentar também solicitou apoio do governo do Estado para construção do hospital do Carim (Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico e Transplantado).

SERVIÇO
Prefeitos da região podem mandar sugestões para criação da Aglomeração Urbana de Presidente Prudente através do e-mail: audienciapublica@sdr.sp.gov.br



 

Publicidade

Veja também