Em votação apertada, Sônia Gabau é eleita prefeita de Salmourão

Tucana, que já ocupava cadeira do Executivo interinamente, recebeu 88 votos a mais que seu concorrente, Marquinhos, do PV

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 06/12/2021
Horário 15:30
Foto: Divulgação
Sônia exercia, de forma interina, o cargo de prefeita na cidade desde janeiro deste ano
Sônia exercia, de forma interina, o cargo de prefeita na cidade desde janeiro deste ano

Neste domingo, o município de Salmourão realizou eleições suplementares. Em votação apertada, a prefeita eleita com 1.574 dos votos válidos (51,44%) foi Sônia Cristina Jacon Gabau (PSDB), que exercerá mandato ao lado da vice Márcia Pravato (Progressistas).

Seu adversário era Marcos Antônio Paio, Marquinhos (PV), que obteve 1.486 votos (48,56%), 88 a menos. Ele tinha como vice Flávio Eduardo Rodrigues, Tenente Eduardo (DEM).

Sônia exercia, de forma interina, o cargo de prefeita na cidade desde janeiro deste ano. Isso porque o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) indeferiu o pedido de registro de candidatura de José Luiz Rocha Peres, Zé Luiz (PP), eleito nas eleições ordinárias de 2020, após este ter se tornado definitivamente inelegível em virtude da rejeição de suas contas pelo TCU (Tribunal de Contas da União).

No mesmo pleito, Sônia conseguiu uma cadeira no Legislativo com 174 votos. Foi eleita presidente da casa de leis e, por esta razão, assumiu o Executivo após Zé Luiz ser impedido.

Balanço da votação

Na eleição suplementar deste domingo, o município tinha 3.706 eleitores aptos a votar, distribuídos em 12 seções organizadas em um único local de votação. Deste total, 3.153 compareceram e 553 se abstiveram. Foram 3.060 votos aos candidatos concorrentes, 60 nulos e 33 brancos.

Não foi necessária a troca de nenhuma urna.

Justificativa da ausência

Quem tinha a obrigatoriedade de votar neste domingo e não o fez tem até 3 de fevereiro de 2022 para justificar sua ausência às urnas ao juízo eleitoral, por meio do Sistema Justifica, que pode ser acessado também pelo aplicativo e-Título, ou apresentando ao cartório eleitoral o formulário de requerimento de justificativa eleitoral.

Publicidade

Veja também