Emilianópolis promove Rodeio Show
No entanto, essa é a primeira vez que ele é gratuito. “Nós sabemos que grande parte da nossa população é carente, por isso não cobraremos ingresso", explica.
No próximo dia 19, a cidade de Emilianópolis completa 21 anos, data em que o primeiro prefeito do município tomou posse. Conforme Jaime Amaral, 42, assessor municipal de Cultura, as festividades serão realizadas a partir desta quinta-feira, com a abertura do Rodeio Show, que segue domingo, a partir das 19h, na Praça de Eventos, localizada na entrada da cidade.
Hoje ocorre o show da dupla Pedro Paulo & Alex. Amanhã, a atração será o Trio Violada. No sábado, o show fica por conta da dupla Alex & Conrado; e o domingo, último dia da festividade, contará com a participação do músico Juliano César.
Amaral afirma que o evento acontece anualmente para celebrar o aniversário da cidade. No entanto, essa é a primeira vez que ele é gratuito. "Nós sabemos que grande parte da nossa população é carente, por isso não cobraremos ingresso", explica.
De acordo com ele, a festa é feita para a diversão da comunidade, "mas toda a região está convidada para participar conosco". Ainda segundo o assessor, o rodeio terá como prêmio uma moto 0 quilômetro (km) e contará com praças de alimentação, arquibancada e camarote cobertos e DJ’s. Para o prefeito do município, Agamenom Pereira da Silva (PSDB), o Rodeio Show "não visa o lucro, mas o bem estar da comunidade e da vizinhança". Conforme ele, a cidade está preparada para receber 12 mil pessoas, mas a expectativa de público é de 6 mil. "Nossa população é de 4 mil habitantes, mas estamos contando com os moradores da região."
A cidade também promove outros eventos, como a feira de artesanato, que acontece sábado, na Praça Central. Ela é realizada em parceria com a Sutaco (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades), órgão do governo do Estado. "A feira é uma oportunidade para os artesãos da cidade exporem e comercializarem o trabalho que produzem", afirma Amaral. O assessor conta que o município realiza torneios de futebol: "São campeonatos que vão do juvenil ao máster. Oportunidade para todos". A Festa de São Pedro iniciou-se no ano passado e ocorrerá novamente neste ano. "São dois dias de comemoração com barracas de comidas típicas e participação dos comerciantes de Emilianópólis".
História
De acordo com o livro "A Origem dos Nomes dos Municípios Paulistas", de Enio Squeff e Helder Perri Ferreira, em 1919, a Empresa Colonizadora iniciou o loteamento de alguns alqueires de terra entre o Rio de Peixe e a margem direita do ribeirão Taquaruçu. O empreendimento abrigava colonos italianos que estavam sendo deslocados da região, então pertencente a Presidente Prudente. A empresa planejava abrir um patrimônio com igreja, praça armazéns e outras benfeitorias de infraestrutura. Por sugestão do dono da companhia em homenagem à sua esposa, o lugar foi nomeado de Vila Emília. A denominação perdurou até 1948 quando foi deferido seu foro de distrito, do município de Presidente Bernardes, e alterada para Emilianópolis.